Início » Bicicletas » Tipos de bicicleta: Conheça para que servem

Tipos de bicicleta: Conheça para que servem

As bicicletas apresentam uma quantidade de opções gigantes para ciclistas de todos os tipos. Daqueles que simplesmente buscam um meio de transporte urbano ecológico àqueles que buscam a prática de um esporte radical, há tipos de bicicleta para todos os gostos.

Conheça um pouco mais sobre cada tipo de modelo:

Bicicleta Urbana

Bicicletas urbanas são ótimas para o transporte nas cidades. Com diversos tipos de conforto e facilidades, elas oferecem uma posição agradável e segura para o ciclista, de forma a facilitar sua locomoção pelas ruas.

Bicicletas urbanas precisam de alguns equipamentos específicos – como faixas refletivas e espelho para estarem de acordo com a lei brasileira ao serem pedaladas pelas ruas.

Bicicletas Dobráveis

bicicleta-dobrável

Bicicletas dobráveis são uma visão ainda mais adaptada ao cenário urbano. Dos tipos de bicicleta existentes, é o mais voltado à praticidade e cotidiano das grandes cidades.

Além de serem facilmente guardadas – e, por isso, não ocupam muito espaço em casa, nem necessitam de uma vaga no bicicletário – podem ser transportadas em bolsas e mochilas específicas para isso.

Por isso, além de serem uma ótima opção para o transporte urbano, são perfeitas para quem quer pedalar até, por exemplo, o metrô ou o ônibus que não está muito perto.

Bicicletas Elétricas

bicicleta-eletrica

Outra versão de bicicleta mais voltada para ambientes urbanos, as bicicletas híbridas está entre os tipos de bicicleta focadas no conforto do ciclista. Também chamadas de “bicicletas elétricas”, modelos deste tipo possuem um motor elétrico que auxilia a pedalada do ciclista, principalmente em subidas.

Esta “potência assistida” torna a atividade menos pesada, e é recomendada para pessoas que não desejam se esforçar excessivamente durante seu trajeto, percorram subidas muito íngremes diariamente, ou que carreguem cargas muito pesadas que dificultem o ciclista.

Mountain Bike

mountain-bike-tipos-de-bicicleta

Mountain Bikes são, entre os tipos de bicicleta, as mais versáteis. São bicicletas robustas, com pneus largos, que podem ser utilizadas em terrenos naturais ou urbanos, planos ou íngremes. São bastante utilizadas para aventuras e trilhas, mas funcionam muito bem como transporte urbano, principalmente em cidades com terreno muito íngreme.

BMX

tipos-de-bicicleta-bmx

As BMX fazem parte da vertente um pouco mais radical do ciclismo. Originalmente criadas para simular a motocross, logo passou a estar ao lado de esportes como o skate, com competições altamente populares entre os jovens.

Por ser versátil, robusta e pouco complicada, a BMX costuma ser uma boa entrada no mundo do ciclismo para crianças, embora seja uma prática esportiva amplamente praticada entre adultos.

Bicicleta de Estrada

bicicleta-de-estrada

Bicicletas de estrada ou bicicletas de corrida, são pensadas para oferecer velocidade. São os modelos utilizados em competições de velocidade em estrada. Dos tipos de bicicleta existentes, estão entre as mais clássicas e mais arriscadas, por si só.

Por ser muito focada em velocidade e aerodinâmica, não é recomendada para iniciantes, nem para ambientes que não sejam de asfalto. O ciclista fica posicionado de forma a evitar muito atrito com o ar, e os pneus são estreitos e lisos para auxiliar a performance.

Bicicleta Fixa

bicicleta-fixa

Este é um tipo de bicicleta adaptado de competições em velódromos, e possui este nome pois o pedal é fixo com a roda traseira. O ciclista deve pedalar o tempo todo que estiver em movimento, e a velocidade é diretamente ligada à velocidade da pedalada.

Permite um maior controle sobre a agilidade e o freio, que geralmente é realizado no próprio pedal, quando o ciclista pausa o movimento das pernas.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas