Início » Leis de trânsito » SITRAN: conheça a empresa de sinalizações de trânsito

SITRAN: conheça a empresa de sinalizações de trânsito

Se você passa pelas placas de trânsito pelas estradas brasileiras e pergunta-se quem as produz, pode ser que a SITRAN seja a responsável, e você nem sabia disso. Ela é uma das empresas responsáveis por produzir sinalizações que vemos diariamente, e raramente atribuímos a alguma empresa.

Se você não sabe nada sobre esta empresa e acha que conhece o trânsito brasileiro, é hora de repensar. Até mesmo sua última multa pode ter sido captada por um dos equipamento dela!

O que é a SITRAN?

Verkehrsschilder

 

A SITRAN é uma das principais empresas nacionais na produção, implantação e manutenção de produtos relacionados ao trânsito. Isso inclui desde placas de limite de velocidade, até sistemas eletrônicos complexos, com reconhecimento automático dos caracteres das placas.

Ela atinge amplamente o território brasileiro, e é reconhecida como uma das melhores fornecedoras de equipamentos e serviços de controle de trânsito do país. A empresa é devidamente certificada para a prestação de suas atividades.

Quais são os seus produtos?

A SITRAN possui uma carta realmente ampla de produtos destinados para o funcionamento do trânsito. Isso inclui todos os tipos de sinalizações e equipamento para o monitoramento eletrônico das vias.

Sinalizações verticais são aquelas popularmente chamada de placas, e são individualmente instaladas em chapas de materiais específicos, para passar o aviso necessário a respeito de determinado trecho.

As sinalizações horizontais podem estar diretamente na via, ou ao seu redor, como pinturas na estrada e tachas, por exemplo. Há, ainda, as sinalizações por semáforo, que possuem diversas variedades, qualidades e comportamentos diferentes.

Os equipamentos de monitoramento eletrônico, por sua vez, são todos aqueles sistema que captam comportamentos ou realizam funções programadas, com o objetivo de impedir que motoristas descumpram as regras de trânsito.

São radares, lombadas eletrônicas, balanças para pesagem, sistemas de reconhecimento de placas e etc. Em geral, pode-se dizer que são os equipamentos responsáveis pelas multas não emitidas por policiais.

Projetos de gerenciamento de trânsito

Entre os serviços fornecidos pela SITRAN, estão aqueles de gerenciamento do trânsito de maneiras suplementares. Eles não dizem respeito às sinalizações obrigatórias, especificamente, mas a serviços periféricos que podem ser tão importantes quanto.

É o caso de painéis eletrônicos com transmissão de mensagem, contadores de fluxo de veículos, sistemas e operacionalização de parquímetros, implementação de pátios e reboques, por exemplo.

A SITRAN é uma instituição pública?

Não, a SITRAN é uma empresa privada de capital próprio. Sua relação com órgãos públicos é a mesma de uma empresa qualquer com seus clientes. A diferença, é claro, é que a contratação destes serviços  é realizada através de licitações públicas, onde ela e outras concorrentes competem pelo oferecimento do melhor custo-benefício nos produtos.

A lista de instituições já atendidas pela empresa pode ser encontrada diretamente em seu site.

Onde a SITRAN está presente?

A Sitran está presente em mais de dez capitais brasileiras, e sua sede está localizada em Minas Gerais. É esta ampla estrutura de atendimento que torna possível que a empresa esteja sempre próxima às necessidades do trânsito.

Desta forma, ela torna-se capaz de entregar o produto com sua já reconhecida qualidade para estradas e cidades.

Veja também:

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas