Início » Todos os posts » Leis de trânsito » Placas de trânsito: saiba o que significa cada uma delas

Placas de trânsito: saiba o que significa cada uma delas

Elas estão sempre presentes no nosso dia a dia e nem sempre damos a devida importância à elas. As placas de trânsito são itens importantíssimos quando se fala em segurança no trânsito, tanto para quem dirige quanto para quem é pedestre.

São elas que garantem a execução das normas de tráfego de veículos nas cidades do país e promovem a ordem nas vias públicas. Por isso, a sua aplicação está prevista nos Manuais Brasileiros de Trânsito em seus volumes I, II e IV, elaborados de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Trânsito e do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além das Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que tratam da uniformização e padronização da Sinalização Vertical e Horizontal.

Saber a importância das placas de trânsito e o que cada uma delas significa é de extrema importância para motoristas, que aprendem sobre elas durante as aulas teóricas para tirar a Carteira de Habilitação, quanto para pedestres.

Como surgiram as placas de trânsito?

primeiras-placas-de-transito

Para quem não sabe, as primeiras placas com sinalizações de trânsito surgiram no comecinho do século XX, nos Estados Unidos e na Itália, por iniciativa de grandes empresas do ramo automobilístico.

Montadoras de veículos como a Pirelli e a Michelin propuseram colocar placas de trânsito nas junções das principais vias dos dois países em troca de inserir os seus logotipos nos itens de sinalização.

Antes desse período, a sinalização de trânsito era feita de acordo com a Lei da Bandeira Vermelha, criada na Alemanha em 1836, onde o motorista era obrigado a manter na frente do seu veículo um homem a pé, com uma bandeira vermelha, indicando aos pedestres que o carro estava se deslocando para a estrada.

Significados das placas de trânsito

As placas de trânsito são classificadas em quatro categorias, que você vai conhecer agora nesse artigo. Cada uma delas tem uma função diferente e serve para ajudar os condutores de veículos, pedestres e ciclistas a se locomoverem com segurança pelas ruas brasileiras.

Confira abaixo a importância das placas de trânsito e os seus significados:

Placas de Trânsito de Regulamentação

placas-de-regulamentacao

As placas de regulamentação têm como objetivo informar os usuários sobre as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso da via. Em geral, as mensagens dessas placas são imperativas e o desrespeito à elas constitui infração. Elas costumam ser circulares, com o fundo branco e bordas em vermelho, com ou sem uma tarja vermelha.

As únicas exceções em relação à essas características são as placas de “Parada Obrigatória“, que é octagonal e possui fundo vermelho, e a de “Dê a Preferência“, que é triangular.

Veja a seguir quais são as placas de regulamentação:

Placas de Trânsito de Advertência

As placas de trânsito de advertência têm como objetivo alertar os usuários sobre as condições potencialmente perigosas de uma via, indicando sua natureza. Em geral, as mensagens possuem caráter de recomendação.

A instalação de uma placa de advertência é determinada a partir de uma avaliação apurada das condições do local da via e do comportamento dos usuários.

Os fatores que determinam a localização das placas de advertência são a velocidade prevalecente na via e a existência de condições potencialmente perigosas. Elas devem ser instaladas de maneira que o condutor tenha tempo de percebê-la, compreender sua mensagem, reagir de forma racional e efetuar a operação que a situação exigir.

Veja quais são elas:

placas-de-advertencia

Placas de Trânsito de Indicação

Elas têm o objetivo de identificar as vias, os destinos e os locais de interesse do usuário, além de orientar os motoristas quanto aos percursos, os destinos, as distâncias e os serviços auxiliares, tendo ainda como função a educação do usuário. Em geral, as mensagens dessas placas possuem um caráter apenas informativo ou educativo e não constituem imposição.

As placas de trânsito de indicação são divididas em 4 categorias:

Placas de Identificação:

Dão um posicionamento ao motorista ao longo do seu deslocamento com relação às distâncias ou aos locais de destino. Dentre elas estão a identificação de rodovias e zonas de interesse de tráfego e a localização de cidades.

Placas de Orientação de Destino:

Dão orientação aos motoristas sobre o sentido de direção e distância.

Veja a seguir quais são elas:

placas-de-indicacao

Placas Educativas:

placas-educativas

Como o próprio nome já diz, elas têm a função de educar motoristas e pedestres sobre como se comportar no trânsito.

Placas indicativas de Serviços Auxiliares e Atrativos Turísticos:

placas-de-servicos-auxiliares

placas-de-atrativo-turistico

Elas indicam aos motoristas e pedestres os locais onde os mesmos podem dispor dos serviços indicados e localizar os lugares ou eventos de atrativos turísticos.

Placas de Sinalização Horizontal

As placas de sinalização horizontal têm o objetivo de sinalizar vias através de linhas, marcações, símbolos e legendas, pintados ou apostos sobre o pavimento das vias.

Elas organizam o fluxo de veículos e pedestres, controlam e orientam sobre os deslocamentos em situações com problemas de geometria, topografia ou frente a obstáculos, além de complementarem os sinais de regulamentação, advertência ou indicação.

Elas são divididas da seguinte forma:

placas-de-sinalizacao-horizontal

Faixa simples e contínua: Este tipo de sinalização não permite ultrapassagem. Quando amarela, divide a via em dois sentidos opostos. Quando branca, divide a via em fluxos de mesmo sentido.

Faixa simples e tracejada (seccionada): A ultrapassagem é permitida nos seguintes condições: quando amarela, divide a via em dois fluxos opostos; quando branca, divide a via em fluxos de mesmo sentido.

Faixa dupla contínua: Neste caso, não se permite a ultrapassagem e a faixa é sempre amarela, indicando que a via está dividida em dois sentidos opostos.

Faixa dupla contínua/seccionada: A sinalização permite que a ultrapassagem seja feita apenas no sentido “A” e a faixa é sempre amarela, indicando que a via está dividida em dois fluxos opostos.

Placas de Sinalização de Obras e outras placas

Como o nome já diz, elas servem para indicar quando está acontecendo alguma obra no trecho, estrada, rua ou rodovia no qual o motorista ou pedestre está transitando. Além delas, ainda têm algumas placas de fiscalização de velocidade e outras com outras finalidades auxiliares.

Veja abaixo quais são elas:

placas-de-sinalizacao-de-obras

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos