Início » Todos os posts » Dicas » GPS: confira os melhores aplicativos para smartphones

GPS: confira os melhores aplicativos para smartphones

Uma das maiores utilidades dos smartphones para qualquer motorista foi a popularização dos aplicativos de GPS. Motoristas com alguma experiência podem dizer que a utilização do GPS automotivo não é uma novidade – o que é uma grande verdade.

Os aparelhos já eram utilizados há mais de uma década em condições bastante avançadas quando os smartphones se popularizaram, e eram bastante adaptados para o ambiente veicular.

Leia também:

5 Aplicativos para cuidar do seu carro

A grande mudança foi a praticidade e a interatividades dos aplicativos de GPS, além do custo reduzido. No passado, o aparelho de GPS custava algumas centenas de reais e ainda cobrava uma mensalidade considerável. Atualmente, os apps custam muito menos (quando não são gratuitos) e rodam diretamente no celular, sem a necessidade de adquirir um novo dispositivo exclusivamente para isso.

Confira os aplicativos de GPS para smartphones:

Google Maps

O Google Maps é um aplicativo versátil e poderoso, que conta com a atualização constante da gigante da internet. É um aplicativo totalmente grátis para sistemas operacionais Android e iOS.

Bastando ter uma conta gratuita nos serviços do Google, este aplicativo funciona como um GPS bastante preciso e atualizado, além de incluir uma série de funcionalidades extras, que dão a ele muito destaque. Além de possuir um sistema de busca de endereços bastante intuitivo, ele avisa a quantidade de pedágios no caminho, o tempo estimado e as rotas alternativas.

Também apresenta uma opção bastante característica e extremamente útil para quem não conhece o lugar que pretende visitar: o Google Street View, que consiste em um software que permite que você veja as ruas da cidade e seus arredores do ponto de vista de um carro em praticamente qualquer lugar do mundo.

Waze

O Waze é um aplicativo que entrou neste mercado um pouco tarde, em comparação aos outros, mas conseguiu um espaço significativo por sua qualidade e proposta diferenciadas. Está disponível para Android e iOS de maneira gratuita.

É um GPS colaborativo e seu slogan pode ser traduzido como “vencendo o tráfego em conjunto”. O que isso quer dizer? Os usuários do aplicativo e sua movimentação indicam onde o tráfego está lento, onde houve acidentes e onde há qualquer tipo de coisa que seja relevante para o trânsito.

Desta forma, os outros usuários sabem como é a situação por todo seus possíveis caminhos. Se ele tem pressa, pode escolher um caminho mais longo, mas que não esteja engarrafado, por exemplo, chegando mais rápido ao seu destino.

Sygic

O Sygic é um excelente software e está entre os melhores aplicativos de GPS, pois reúne as qualidades do Waze e do Google Maps: é preciso, detalhado e constantemente atualizado, tanto em relação aos caminhos quanto em relação ao que está acontecendo no trânsito.

Ele está disponível para Android e iOS e é gratuito durante sete dias de uso. Após o período de testes, ele possui uma única licença paga, que dá direito ao uso e à todas as atualizações para sempre.

A grande vantagem do Sygic em relação aos outros aplicativos de GPS é seu foco em utilização offline. Os mapas são todos previamente baixados, o que dá uma autonomia muito grande para o condutor em relação aos locais que pretende visitar e a seu plano de dados.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos

Recurso de multas