Início » Bicicletas » Bicicletas motorizadas: Vantagens e legislação

Bicicletas motorizadas: Vantagens e legislação

As bicicletas motorizadas tornaram-se mais populares nos últimos anos, à medida que a adoção de bicicletas para o transporte urbano mais prático tornou-se mais comum. Na prática, a ideia que poderia parecer pouco ortodoxa no início é bastante útil.

Ela consiste em uma bicicleta simples, com as mesmas peças de qualquer outra, adicionada de um motor e (algumas vezes) transmissão. Isso garante mais força para o ciclista sem que ele precise esforçar-se tanto.

É necessário ter CNH para utilizar bicicletas motorizadas?

Uma das maiores discussões a respeito das bicicletas motorizadas não diz respeito à sua usabilidade, mas à legislação que diz respeito ao seu uso. Durante algum tempo, discutiu-se se uma bicicleta motorizada pode ser considerada um ciclomotor ou não.

Após as polêmicas, determinou-se em lei de forma explícita que  bicicletas construídas com motores, independentemente de sua velocidade máxima, faz parte do grupo dos ciclomotores. Por isso, é obrigatória, em teoria, a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).

O problema é que não há uma regulamentação específica para esta ACC, não sendo exatamente claro se ela já é ou não exigida. Em outras palavras, a única forma de se obter uma ACC é com a obtenção de uma CNH A. Ao mesmo tempo, não é possível exigir uma CNH A para que a pessoa possa conduzir um ciclo motor.

Isso significa que, na prática, não é regulamentada a exigência desta habilitação. Desta forma, a permissão não é exigida, mas o condutor também não possui uma segurança jurídica a longo prazo.

Vantagens das bicicletas motorizadas

Parte da popularidade das bicicletas motorizadas está relacionada às facilidades que elas garantem ao ciclista. Elas reúnem os aspectos positivos de uma bicicleta comum ao conforto da automatização mecânica moderna.

Uma de suas vantagens é a possibilidade de manter-se em velocidade mais alta no trânsito. Quem costuma andar de bicicleta como meio de transporte sabe que atingir uma boa velocidade no trânsito leva algum tempo – ou um grande esforço. Com o auxílio da motorização, você chega rapidamente a uma boa velocidade sem a necessidade de esforço.

Outro problema resolvido com a advento das bicicletas elétricas é a facilidade de lidar com subidas. Se você mora em uma cidade com diversas inclinações, certamente conhece este problema. O simples fato de ver uma inclinação íngreme pela frente gera arrependimento de ter saído de casa o a bicicleta.

Quando você possui uma versão motorizada, o motor simplesmente auxilia sua pedalada. Especialistas dizem que a sensação de contar com o motor em uma subida com o auxílio da motorização é bastante semelhante à sensação de pedalar em um local reto. Isso significa que você não precisará interromper a pedalada no alto da subida para recuperar o fôlego antes de continuar a jornada.

Além disso, as bicicletas motorizadas possuem diversas vantagens de ordem prática na rotina. É o caso de questões relacionadas a estacionamento, local para parar e praticidade em relação a congestionamentos. Não é necessário ter uma vaga na garagem perto do local de trabalho para utilizar uma bicicleta, nem aguardar em uma fila infinita de carros (assumindo que haja um ciclovia, como deveria haver). Bicicletas elétricas reúnem as facilidades da motorização às praticidades típicas da bicicleta comum.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas

Gostou desse carro? Dê sua nota!

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...
teste