Início » Bicicletas » 6 dicas de segurança para andar de bicicleta na rua

6 dicas de segurança para andar de bicicleta na rua

Uma das principais preocupações de ciclistas urbanos ao redor de todo mundo é (e deve ser) a questão da segurança para andar de bicicleta na rua. Depois dos pedestres, os ciclistas estão entre os participantes mais desprotegidos do trânsito e é necessário que tanto os ciclistas quanto os outros ocupantes do trânsito tenham bastante atenção.

Embora a segurança dos ciclistas também seja responsabilidade dos motoristas, a realidade mostra que nem sempre esta preocupação ocorre. Por isso, é importante que o ciclista tome os cuidados necessários em dobro para ter certeza de que tem segurança para andar de bicicleta na rua, podendo aproveitar sua jornada.

pessoas-de-bicicleta

Utilize sinalizadores

Além de ser algo exigido por lei, sinalizadores luminosos (preferencialmente aqueles que emitem sinais fortes que fiquem piscando constantemente) tornam você e sua bicicleta muito mais visíveis para os motoristas, especialmente à noite.

Você aumenta significativamente sua segurança para andar de bicicleta na rua ao tornar-se mais fácil de ser enxergado pelas outras pessoas que fazem parte do trânsito.

Utilize o equipamento básico de segurança

Se você costuma ouvir ou replicar o discurso de que “capacetes, joelheiras e equipamentos de segurança são feitos apenas para roubar o seu dinheiro”, está na hora de repensar este conceito – ou então, desistir de andar de bicicleta. Equipamentos de segurança são essenciais, e podem ser a diferença entre uma simples queda com alguns arranhões de uma queda potencialmente fatal.

Sinalize para os motoristas

Sempre que possível, faça contato visual com o motorista em seu caminho e sinalize com as mãos qual é a sua intenção. Se você pretende dobrar no cruzamento, deixe isso bem claro para que todos os motoristas e pedestres percebam, evitando acidentes por falta de atenção.

Diminua a velocidade em situações de risco

Se você estiver em um cruzamento e não conseguir manter contato visual ou não tiver certeza sobre como os outros participantes do trânsito irão agir, a melhor forma de manter sua segurança para andar de bicicleta na rua é diminuir a velocidade a ponto de ser fácil de frear completamente, se necessário.

Leia também: Bicicleta dobrável: quais são as vantagens e as desvantagens?

Preste atenção nas portas dos carros

Quem pedala pelas ruas das cidades há algum tempo já deve ter levado um susto ou ouvido várias histórias de ciclistas que acidentam-se quando os motoristas abrem as portas dos carros repentinamente, sem perceber que havia uma bicicleta se aproximando.

Em vias com carros estacionados, preste bastante atenção quando um veículo acabou de estacionar ou quando o motorista entrar no carro. Sempre que possível, dê um pouco de distância em relação aos carros estacionados para garantir que não sofrerá o acidente.

Leia também: Tipos de bicicleta: Conheça para que servem

Pedale no lado correto da via

Alguns ciclistas sentem-se mais seguros  quando estão pedalando na via contrária ao fluxo dos carros. Além de ser uma prática irregular, é uma forma estatisticamente muito mais arriscada de se pedalar. Para manter sua segurança para andar de bicicleta na rua, é necessário que você aja como parte de trânsito, obedecendo suas regras e seu fluxo.

Ao pedalar na via contrária, você se expõe a eventuais desatenções e a grandes riscos em cruzamentos, que geralmente não irão considerar a possibilidade de uma bicicleta vindo na mão inversa.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas