Início » Todos os posts » Leis de trânsito » Tipos de vias: Quais as regras em cada uma?

Tipos de vias: Quais as regras em cada uma?

Os tipos de vias são responsáveis por determinar a função de cada trajeto disponível no trânsito. Seu tipo determina a velocidade máxima, o tipo de circulação e qual o proposito que aquela via deve atender.

Os tipos de vias de trânsito formam os sistemas que definem toda a logística e o fluxo de cidades e estradas. Além disso, para quem está preocupado apenas em chegar em seu destino, conhecer os diferentes tipos garante que não haverá multas ou surpresas.

Conheça quais são os tipos de vias do trânsito brasileiro, e qual a função destas categorias existirem:

Tipos de vias

A relação entre mobilidade e acessibilidade

A existência das vias em diferentes categorias faz parte de um sistema que busca oferecer maior eficiência. Para haver eficiência, é essencial que o trânsito ofereça dois valores: mobilidade e acessibilidade.

Isso quer dizer que todas as pessoas precisam poder chegar à maior quantidade de caminhos possível. Ao mesmo tempo, é necessário que isso ocorra com a maior agilidade que puder haver, para a maior quantidade de participantes do trânsito.

Por isso, em um extremo, pode-se colocar as rodovias expressas, que possuem foco quase exclusivo em mobilidade. São vias com poucas saídas e chegam a um único local, por si só. No outro extremo, há vias locais, que permitem baixa velocidade, mas levam o condutor para os locais mais remotos.

É a mescla entre todos os tipos de vias que busca tornar o trânsito eficiente. Conhecer estes tipos auxilia a utilizar melhor as vias, e evitar possíveis usos errados delas.

Vias de trânsito rápido

As vias de trânsito rápido são aquelas que geralmente associamos às rodovias. Há, no entanto, alguns critérios adicionais para caracterizar este tipo de via. Entre eles, a existência de semáforos e cruzamentos.

Em um trecho de trânsito rápido, onde o limite de velocidade é de 80 quilômetro por hora, eles não devem existir. O mesmo é válido para a travessia de pedestres no mesmo nível.

Rodovias de trânsito ainda mais veloz obedecem a regulamentos específicos.

Vias arteriais

As vias arteriais são aquelas que podem oferecer velocidade de no máximo 60 quilômetros por hora. Além disso, podem apresentar cruzamentos no mesmo nível. Estes cruzamentos devem ser controlados, preferencialmente, por semáforos, a depender do nível de tráfego.

Entre todos os tipos de vias, as arteriais provavelmente representam as mais versáteis. Elas permitem a acessibilidade entre diferentes vias, permitem acesso a lotos e a ligação entre diferentes regiões. Nem sempre, vale considerar, elas operam a 60 km/h. É comum que as arteriais sejam estabelecidas com velocidade máxima de 40 km/h, por exemplo.

Vias coletoras

As coletoras são os tipos de vias que favorecem o trânsito interno urbano. Elas coletam e distribuem, como o próprio nome indica, os veículos pelas vias e localizações de um mesmo contexto urbano. Elas possuem velocidade máxima de 40 quilômetros por hora, e representam quase todas as vias de contexto urbano de uma cidade.

Tipos de vias no trânsito

 

Em uma via coletora, pode haver cruzamentos, semáforos e travessias. A determinação de quando estes dispositivos são aplicados depende exclusivamente do poder executivo municipal.

É, ainda, importante não confundir vias coletoras com arteriais, visto que os limites de velocidade são diferentes. A não obediência destes limites pode gerar multas, além de servir de maneiro contrários à organização das estradas por tipos de vias.

Vias locais

Vias locais são aquelas que possuem o objetivo de levar os veículos a locais específicos. Por isso, possuem tráfego mais tímido, e não apresentam semáforos em suas intersecções. Muitas vezes, elas nem mesmo possuem ligações externas durante trechos significativos.

Exemplos destas vias, são aquelas internas em condomínios e empresas. Vias que levam a locais remotos em uma curta distância também podem configurar exemplos de vias locais.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos