Início » Todos os posts » Ônibus » O que são busólogos? Conheça os entusiastas de ônibus

O que são busólogos? Conheça os entusiastas de ônibus

Enquanto o ônibus pode ser um sofrimento diário para muitas pessoas que simplesmente buscam um meio de transporte para locomover-se pelas cidades, para os busólogos estes coletivos são matéria de admiração.

Se você não conhece o termo ou a prática, é isso mesmo: busólogos são pessoas cujo hobby é relacionado à admiração, ao estudo e à fotografia de ônibus de forma geral.

Mais comum em grandes cidades, onde a oferta de modelos e linhas é maior, a busologia é uma prática presente em muitas cidades brasileiras e não é raro que seus praticantes programem viagens para cidades maiores, com o objetivo de encontrar os modelos que não são comuns onde moram.

Conheça mais sobre os busólogos e esta prática que encontra a beleza onde a maioria das pessoas enxerga apenas desconforto:

Busologia no Brasil

busologo

Os primeiros busólogos com registro de sua atividade no Brasil são atribuídos à década de 1970. O primeiro praticante do hobby começou sua atividade em Belo Horizonte e tirou milhares de fotografias de ônibus, catalogadas e organizadas, gerando um acervo histórico até hoje admirado no meio da busologia.

Com a difusão da internet, a prática da busologia e a troca de fotos, informações e negociações a respeito do hobby tornaram-se mais fáceis, o que agregou ainda mais praticantes ao movimento.

Estima-se que haja mais de dez mil adeptos da busologia no Brasil, atualmente, que estão concentrados em grandes cidades ou regiões metropolitanas, embora um percentual significativo dos membros desta comunidade more em cidades do interior do país.

Todo busólogo tem o mesmo interesse?

Não. Embora todos os busólogos sejam ligados pelo seu interesse em ônibus, há diversas formas de apreciação do meio de transporte. Alguns busólogos gostam de fotografar os modelos, outros gostam de colecionar miniaturas.

Há aqueles que preferem estudar sua mecânica, enquanto outros são especialistas no design ou na história. Há, ainda, diferenças entre os especialistas no ônibus em si e os especialistas no transporte urbano como um serviço – tornando-se profundos conhecedores de empresas, linhas de ônibus e dados a respeito do transporte coletivo.

Além disso, há aqueles que gostam de absolutamente todas as áreas relacionadas ao ônibus e aprendem um pouco sobre tudo em sua jornada dentro da busologia. Na prática, o interesse acaba sendo traduzido em uma quantidade gigantesca de conhecimento, que muitas vezes acaba sendo utilizado pela própria companhia de ônibus para gerar acervos ou até mesmo diagnósticos para problemas pontuais.

busologia

A busologia existe só no Brasil?

A busologia não é uma prática exclusivamente brasileira. Pelo contrário, há busólogos espalhados por todo o mundo, incluindo as Américas, a Europa (afinal, os famosos ônibus londrinos devem inspirar diversos admiradores), a Oceania, a África e – principalmente – na Ásia.

Com uma comunidade bastante pulverizada ao redor do mundo, é difícil contabilizar o total de praticantes da atividade, mas estima-se que a China e o Japão possuam uma quantidade que ultrapasse uma centena de milhares de admiradores de ônibus.

Há um gigantesco acervo de fotos e informações – embora não sejam escritas com o alfabeto ocidental latino que utilizamos, o que deve dificultar bastante a vida dos entusiastas brasileiros – produzidas por praticantes asiáticos da busologia.

Como encontrar outros busólogos?

Ao contrário do que acontece com outras especialidades, ainda não há plataformas específicas destinadas à busologia, no que diz respeito a reunir seus praticantes. No entanto, a maioria das cidades com população razoavelmente alta possui organizações de busólogos com páginas em redes sociais ou, até mesmo, site próprio, que podem ser facilmente achadas com um pesquisa rápida.

A comunidade de busólogos costuma ser bastante ativa e dispostas a trocar informações, dados e enriquecer-se de maneira solidária em grupos, fóruns e encontros presenciais, onde dividem suas experiências e estimulam a atividade a manter-se viva.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos