Início » Aplicativos » Waze Carpool chegará ao Brasil

Waze Carpool chegará ao Brasil

O mercado está cada vez mais acostumado com apps de transporte particular, como Uber e Cabify. O Waze Carpool, no entanto, pretende dar um outro passo, para além da lucratividade de um serviço disruptivo. A funcionalidade foi anunciada para o Brasil em breve, mas ainda não há reais informações sobre datas de funcionamento.

Utilizando-se das operações e enorme capacidade de realização do aplicativo de GPS, o Waze Carpool interpreta que um forma de reduzir o tempo no trânsito é favorecer caronas com custos divididos. Isso significa que tudo se resume a reunir pessoas que saem de locais semelhantes e vão a locais semelhantes, tornando a viagem mais barata para todos.

Saiba mais sobre este interessante aplicativo que é, na prática, um conceito de colaboratividade e redução coletiva de custos:

O que é o Waze Carpool?

O Waze Carpool é, sobretudo, um aplicativo de identificação de comportamento e sugestão de otimização do transporte urbano. Diferentemente do que ocorre em aplicativos de motoristas profissionais, a intenção do Waze Carpool é oferecer uma forma de pessoas dividirem custos de transporte em seus trajetos cotidianos.

Isso significa que o aplicativo encontra pessoas que pretendam fazer o mesmo trajeto que um determinado motorista. Assim, organiza o trajeto de forma que essas pessoas possam pegar carona e dividir os custos do transporte. Desta forma, a intenção é poder reduzir a quantidade de veículos na rua e tornar o transporte mais barato para todos – motoristas e participantes.

Como funciona?

Com o alto desempenho do GPS do Waze, a empresa já é capaz de mapear comportamentos e intenções. Se você utiliza o Google Cards em um aparelho Android, por exemplo, é possível que já tenha observado que o aparelho é capaz de identificar onde é sua casa, seu trabalho, onde você estacionou o carro e etc.

Waze Carpool Brasil

Isso tudo é realizado com o sistema de de identificação do Waze. É ele que permite avaliar rotas e combinar automaticamente parceiros em potencial para dividirem o custo de um trajeto. Basta que os usuários definam sem buscam carona ou passageiros, e determinem o trajeto de forma precisa.

Nada de serviço de transporte

Algo reforçado no anúncio da chegada do Waze Carpool por aqui é o tipo de serviço realizado. A Google fez questão de deixar claro que não é um serviço de transporte particular aos moldes de Uber ou Cabify.

Não é desenvolvido para motoristas profissionais, e o potencial de arrecadação reduz os custos do transporte, e não gera lucratividade como uma fonte de renda propriamente dita. Trata-se de um aplicativo colaborativo, e não um marketplace.

Aposta em novos modelos de transporte

A chegada do Waze Carpool no Brasil ganhou força em função do alto uso do Waze por aqui. São Paulo, por exemplo, é a cidade com mais usuários em um único centro urbano. A intenção do Waze é desenvolver serviços que tornem o trânsito cada vez mais otimizado, e favorecer a colaboratividade pode ter efeito significativo no desenvolvimento de novos modelos e rotinas de trânsito.

Ainda sem informações sobre locais de funcionamento

Apesar do anúncio da chegada do Waze Carpool por aqui, ainda não é claro em quais cidades eles será ativo. Possivelmente, ele será ativado nos centros urbanos com maior atividade, como São Paulo e Rio de Janeiro, espalhando-se para outros centros à medida que a base de usuários tornar-se mais sólida para a experiência.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas