Início » Todos os posts » Aplicativos » Urbano Car Sharing: tudo sobre o compartilhamento de carros

Urbano Car Sharing: tudo sobre o compartilhamento de carros

Um novo modelo de transporte individual inspirado no conceito de economia colaborativa e que já conquistou a Europa, e começa a engatinhar no Brasil, é o compartilhamento de carros, modelo usado por empresas como a Urbano Car Sharing.

Trata-se de um serviço no qual o usuário contrata o aluguel de um carro para utilizá-lo por algumas horas ou minutos. Esse carro pode ser de propriedade da empresa, nesse caso da Urbano Car Sharing, que fornece o serviço como pode ser uma pessoa física que coloca o veículo que não está usando a disposição e dessa forma obter lucro.

Quais as vantagens do Urbano Car Sharing?

As vantagens do Urbano Car Sharing, os motivos que explicam a popularização desse modelo de transporte que se baseia na Europa, que estudos recentes apontam que sejam mais de 7 milhões de usuários cadastrados em aplicativos que fornece o serviço, a maior parte concentrada no território europeu (no Brasil, não ultrapassava a casa dos milhares e boa parte concentrada em São Paulo) são:

Economia

Com o aluguel de carros você paga somente pelo tempo que for usar, ou quilômetros que tiver que percorrer. Se tiver um carro e colocar tudo no papel o que tem que gastar com combustível e estacionamento (o combustível no modelo de transporte individual empregado pela Urbano Car Sharing é por conta da empresa), notará que o investimento na modalidade é mais compensador, principalmente se não necessita de uso diário durante a semana.

E se não tem um carro e não precisa se valer desse tipo de transporte com constância, o modelo Urbano Car Sharing mostra-se tão compensador quanto, já que poderá dispensar a compra de um carro, sempre de custo elevado, com diversos impostos e seguro para arcar (o seguro está incluso no modelo Urbano Car Sharing).

Comparando com Uber

E porque seria mais compensador do que aplicativos de serviço de condução de passageiros, como o Uber ou um serviço de aluguel de carro tradicional? No Uber o cálculo para o preço final a se cobrar leva em conta o custo operacional da empresa e o serviço executado pelo condutor na qual deverá garantir margem de lucro para a empresa e para o condutor.

O cálculo do preço da hora do Urbano Car Sharing desconsidera o serviço de condução porque este é feito pelo próprio cliente, leva em conta somente o custeio operacional e a margem de lucro. Outra diferença é que não é obrigatório alugar o carro por uma janela de tempo definida. Se a necessidade for se dirigir até um local com um veículo na qual não precisará de mais de 15 minutos para chegar no destino, o cliente pagará o proporcional apenas desse tempo consumido. É útil, por exemplo, para quem vai fazer compra e precisa carregar uma quantidade considerável de produtos.

Urbano Car Sharing

A cidade agradece

Não é novidade para ninguém um problema que várias metrópoles espalhadas pelo globo partilham: o congestionamento, o excesso de veículos trafegando pelas vias urbanas que não conseguem dá vazão para a demanda e que, como no caso de São Paulo, não contam com o devido apoio dos transportes públicos, principalmente os de trilhos, que não receberam os investimentos necessários para fornecer alternativa mais confortável e prática a população.

O resultado você já conhece: engarrafamentos sem fim horas e horas perdidas no trânsito. Se chover, então, é melhor se hospedar em um hotel e tentar chegar em casa no dia seguinte.

Estima-se que um carro compartilhado possa retirar até 15 veículos de circulação. Ou seja, quanto mais pessoas aderem a essa modalidade de transporte menos carros circularão pela cidade, ajudando a aliviar o trânsito. Detalhe que os carros dessa cadeia de economia compartilhada, em São Paulo, não sofrem restrição de rodízio.

O planeta agradece

E sabe o que significa menos carros na rua além de desafogar a cidade entupida de veículos individuais? Menos emissão de gases poluentes, o que sem dúvida refresca também o combalido fator ambiental da Terra que sofre diariamente com o descaso humano.

Porém, preocupadas com essa questão que atinge diretamente o planeta, e que vem sendo motivo de considerações por parte do consumidor na hora de se comprar ou contratar um serviço, essas empresas colocam para integrar na sua frota, ou dão preferência, veículos elétricos ou de combustível renovável.

Esse é um fator que ajudou a popularizar o modelo de transporte na Europa, aliado a questão econômica.

Como usar o serviço?

Os primeiros passos podem ser feitos diretos no aplicativo da Urbano Car Sharing, onde se poderá verificar valores do aluguel que são medidos por hora/minuto, o tipo de veículo disponível e os locais de retirada e entrega.

Existem várias modalidades de entrega nesse conceito de compartilhamento de carros. Vejamos quais são:

Clássico

Também conhecido como Road Trip, nessa modalidade existem vários lugares espalhados na cidade que a empresa deixa disponível os carros. Porém, o veículo deve ser entregue no local que for retirado.

Free-floating

Esse modelo ganha pontos de praticidade, o modelo que a Urbano Car Sharing utiliza. É permitido pegar um carro em um lugar da cidade e devolvê-lo em outro, se assim o cliente desejar.

Pessoa para pessoa

Ou P2P. Essa é a modalidade usada por particulares, que não envolve empresas. Você aluga carros diretamente de um particular que, ao se cadastrar em uma plataforma de compartilhamento de veículos, busca fazer dinheiro com o auto que se encontra parado.

Urbano Car Sharing

Empresas de compartilhamento de carro

No Brasil, o serviço de compartilhamento de carros ainda é recente concentrado em grande parte na cidade de São Paulo. Mas o modelo vem se demonstrando uma tendência cada vez maior e várias empresas já começaram a investir nessa forma de transporte e obtendo sucesso, ao ponto de receberem capital de investidores anjos. Isso significa que, provavelmente, outros empreendedores se interessarão pelo mercado o que aumentará a oferta de aplicativos e consequente qualidade dos serviços oferecidos.

Conta a favor ainda o fato de ser de interesse do poder público que tais empresas surjam e se estabeleçam, pela questão apontada do alívio no trânsito. Um indício disso é a já citada isenção quanto ao rodízio durante a semana em São Paulo.

As empresas como Urbano Car Sharing no Brasil:

  • Zazcar;
  • Mooble;
  • Olacarro;
  • Target Share;
  • Turbi (NOTA revisão: link do texto produzido anteriormente);
  • VAMO (Fortaleza).

Gostou do conteúdo?

Então veja mais de nossa sessão de aplicativos.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos

Recurso de multas