Início » Mercado » Pininfarina: projetos e carros do estúdio de design

Pininfarina: projetos e carros do estúdio de design

Se você tem interesse em design de automóveis, ou é um grande fã da Ferrari, é possível que já tenha ouvido falar o nome Pininfarina. Trata-se simplesmente de um dos estúdios de design mais icônicos em todo mundo, O estúdio italiano foi criado por Battista Farina ainda no ano de 1930, e rapidamente ganhou destaque no meio automotivo.

O motivo é simples: o estúdio envolveu-se com projetos de carros de marcas como Fiat, Alfa Romeo e Ferrari. Quando falamos na Ferrari, especificamente, a participação da Pininfarina não é apenas pontual. A grande maioria dos modelos da escuderia possui seus desenhos projetados pelo estúdio, o que faz com que diversas outras marcas de luxo recorram ao escritório.

Não é, no entanto, apenas no meio automotivo que a Pininfarina destaca-se. Ela é considerada, hoje, uma marca de luxo nos mais diversos sentidos possíveis – de canetas a prédios (sendo um deles no Brasil, inclusive).

Pininfarina Estúdio de Design

Conheça alguns dos grandes projetos da icônica Pininfarina, que vai muito além das quatro rodas:

Fittipaldi EF7 Vision Gran Turismo

O EF7 VGT é o modelo superesportivo desenvolvido com uma parceria inusitada, mas icônica: o campeão Emerson Fittipadi e, claro, a Pininfarina. Afinal de contas, se você é um campeão da categoria mais importante do automobilismo em busca de desenvolver seu próprio carro de corrida, provavelmente vai querer o design de um dos estúdios mais importantes no desenvolvimento de modelos superesportivos, certo?

Bicicleta De Rosa SK Pininfarina

Ao que tudo indica, a Pininfarina possui um grande gosto por velocidade e alta performance. A De Rosa é uma importante fabricante italiana de bicicletas esportivas de alto desempenho, e estabeleceu uma parceria com o estudo para desenvolver um novo modelo.

O resultado é a SK, que pesa exatamente 6,713 quilogramas, no total. Construída com os melhores materiais, seu design foi literalmente projetado a partir dos resultados de um túnel de vento igual ao utilizado para determinar o arrasto que o design de carros gera. Isso quer dizer que a bicicleta tem seu corpo desenvolvido com a mesma metodologia que uma Ferrari, no sentido de reduzir o atrito com o ar.

Capacete Newmax Airflow

Ainda no mundo da velocidade, a Pininfarina é responsável por um capacete de alto desempenho e, claro, design impressionante. Ele foi feito para motociclistas esportivos, e é desenvolvido – como é de se esperar – no túnel de vento, de forma a garantir a melhor passagem de ar possível, evitando superaquecimento e reduzindo ao máximo a resistência do ar no capacete.

Canetas Pininfarina Cambiano

Para quem gosta de colecionar canetas, a Pininfarina Cambiano já deve ser uma velha conhecida. Se este não é seu hobby, no entanto, o nome pode ser uma novidade. Trata-se de uma caneta de alto nível e desempenho, que utiliza uma tecnologia especial e única, sem necessitar de tinta. Segundo a fabricante, é “a última caneta que algum precisará comprar”, pois ela não desgasta e, por não usar tinta, nunca acaba.

Seu design é verdadeiramente impressionante, e o custo é de cerca de 120 dólares. Existem versões um pouco menos sofisticadas, mas o design não é produzido pelo icônico estúdio italiano, neste caso.

Motorola iDEN Pininfarina

Se você já teve um celular iDEN da Motorola – antes da popularização dos smartphones, em 2004, você teve um produto de luxo da Pininfarina. Provavelmente, no entanto, sabia disso, uma vez que todo o design seguia as linhas e escolhas estéticas do estúdio – o que era refletido no preço.

Isso, claro, em um tempo em que celulares de flip e telas coloridas eram o que existia de mais avançado. Seu carregador lembrava o design dianteiro da carroceria de um superesportivo, e o interior simulava alguns materiais de luxo.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas