Alguns meses atrás, falava-se como quase certa a chegada da dupla T-Cross e T-Roc para a Volkswagen Brasil, enquanto o VW Tharu 2018 era uma possibilidade quase invisível aos olhos do mercado nacional.
Recentemente, no entanto, diversas fontes do mercado especializado brasileiro, como a Autoesporte e a Auto Papo sugeriram que a chegada do modelo é cada vez mais provável para o mercado nacional em algum momento breve.
O VW Tharu 2018 é um SUV um pouco superior ao T-Roc, sendo encarado como uma versão alternativa para o segmento acima do T-Cross. A diferença de tamanho maior que os dois “Ts” da montadora permitiria um mercado mais segmentado para a montadora, atendendo aos planos de participação mais significativa nos utilitários.
Saiba o que esperar (e o que se especula) a respeito do VW Tharu 2018:
Produção Argentina é mais provável
Ainda sem grandes confirmações da montadora a respeito da produção do VW Tharu 2018, sabe-se que o modelo utilizará a plataforma global MQB. Outra informação razoavelmente confirmada sobre sua produção é a exclusividade da China e da Argentina como mercados produtores do modelo, o que leva a crer que o será o vizinho sul-americano que fornecerá o utilitário para cá.
Apesar da sede da VW por uma maior participação entre os SUVs, engana-se quem pensa que a marca pretende apressar demais as coisas: ao que informações extra-oficiais sugerem, não há nada de VW Tharu 2018 apresentada pelos próximos salões do mundo. O modelo deve chegar ao mercado nacional apenas entre 2021 e 2022.
Linha de SUVs é aposta da VW
Nenhuma marca está disposta a perder um segmento de mercado tão atrativo quando as SUVs – a grande procura pelos modelos, que também é observada no Brasil – permite uma linha ampla de categorias, que oferecem um público bastante interessado em novas ideias e confortos.
O VW Tharu 2018 é um anúncio que apenas reforça a clara estratégia da VW de ter uma participação muito mais significativa no mercado nacional. Ao que tudo indica, a marca aposta em um “trio de entrada” no mercado, iniciando por T-Cross, Tharu e chegando ao Tiguan.
Nas gamas mais robustas, Touareg e Atlas fecham a categoria de utilitários, mas é difícil determinar quais serão as participações dos modelos (sobretudo o Atlas) no mercado nacional até o momento do lançamento do VW Tharu 2018.
Motorização ainda é pura especulação
Se o lançamento do Tharu é previsto apenas para 2021, é evidente que a motorização não passa de pura especulação. Sabe-se que o T-Cross deve adotar opções de motorização 1.0 TSI ou 1.6 MSI, com potências de 128 e 120 cavalos, respectivamente.
Sob tal ótica, os motores equivalentes à linha atual da montadora provavelmente equipariam o VW Tharu 2018 com um motor 1.5 TSI de 150 cavalos de potência. Ainda não há informações sobre a possibilidade de um segundo motor como opção para o modelo, em um período tão incipiente de seu desenvolvimento.
Comentar