O Volkswagen ID Crozz 2017 é o terceiro conceito totalmente elétrico apresentado pela montadora alemã na linha ID – uma espécie de linhagem futurista com suposta intenção de aplicação mercadológica prática.
A apresentação do conceito ocorreu no Salão de Xangai, onde chamou a atenção por seu visual fluido e belo, bem como por suas características anunciadas adequadas para o mercado comum e, sobretudo, pela intenção da marca de colocar o modelo em produção já em 2020.
Se a produção do Volkswagen ID Crozz 2017 será realidade ou não, bem como o nível das mudanças da transição do conceito para o modelo de mercado, ainda é uma mistério. O que se sabe, no entanto, é que o veículo é verdadeiramente impressionante, e pode colocar a VW na frente da “corrida dos elétricos”, adquirindo uma posição cada vez mais sólida na questão, desde a mudança de posicionamento em função do escândalo das emissões adulteradas de poluentes.
Saiba o que foi anunciado sobre o Volkswagen ID Crozz 2017, e o que há de interessante neste conceito:
Design fluido chama a atenção
É difícil determinar a verdadeira aplicabilidade do design do conceito do Volkswagen ID Crozz 2017. O visual para um crossover elétrico na linha ID, neste caso, segue os traços dos outros dois modelos já apresentados com a título. As mudanças estão nas dimensões do modelo, que obrigatoriamente geram um visual surpreendentemente esportivo para o carro.
A dianteira utiliza-se dos faróis ainda confusos da linha ID, que parecem fazer parte da carroceria, e não foram totalmente explicados. As rodas e parte dos recortes também receberão modificações, se a marca realmente corresponder à expectativa de produção até 2020.
O interior não foi divulgado, mas a VW declarou a intenção de ser semelhante ao padrão do Tiguan – o que provavelmente indica uma forte inspiração na Audi.
Motorização dupla
Um dos aspectos interessantes já divulgados sobre o Volkswagen ID Crozz 2017 é o que há sob o capô. Na verdade, “sob o capô” não é exatamente o termo correto: serão dois motores elétricos localizados em partes distintas do modelo.
Um motor maior será colocado na traseira do veículo, gerando 203 cavalos, segundo a montadora. Na dianteira, um elétrico complementar será capaz de entregar até 102 cavalos de potência. Isso seria suficiente para levar o veículo a cerca de 190 km/h, o que é bem interessante para um crossover – especialmente sendo elétrico.
Bateria e carregamento também foram revelados
Para que o plano seja colocado em prática, o Volkswagen ID Crozz 2017 conta com uma bateria de 81 kW. Como de costume em elétricos, ela é instalada sob o assoalho, para garantir que não gere desequilíbrios em relação ao centro de gravidade do modelo.
O carregador do modelo deve ser de 150 kW, segundo o anúncio. Isso permitiria um sistema de carga rápida de 80% em apenas meia hora na tomada. Com uma carga completa, a bateria deve ser suficiente para uma autonomia de cerca de 500 km, o que é verdadeiramente impressionante para um modelo com essa potência e dimensões de crossovers.
Tecnologia e autonomia também são pontos fortes
Outros aspectos interessantes do crossover dizem respeito às tecnologias embutidas. Embora autonomia não seja exatamente uma novidade no mercado, o prometido no Volkswagen ID Crozz 2017 seria surpreendente, se colocado em prática em 2020.
Trata-se de um modo verdadeiramente autônomo, que é ativado pelo motorista no próprio volante. Quando ativado, scanners analisam obstáculos e o caminho, tanto através de laser, quanto de sensores de ultrassom e visuais. Com os equipamentos, o veículo assume a direção, levando os passageiros ao local desejado de maneira autônoma.
Não se sabe qual o nível de desenvolvimento desta tecnologia, e a meta para 2020 talvez seja excessivamente ousada. Não há dúvidas, no entanto, de que sua proposta empolga todos aqueles interessados no desenvolvimento de uma autonomia real para os veículos.
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