Início » Todos os posts » Leis de trânsito » Vistoria veicular: O que é? Como funciona?

Vistoria veicular: O que é? Como funciona?

A vistoria veicular é um procedimento burocrático realizado para a segurança do trânsito. Nela, um profissional confere uma série requisitos básicos para definir as conformidades de um veículos com dois fatores.

Em primeiro lugar, é necessário considerar sua conformidade em relação ao especificado na documentação do carro. Em segundo lugar, sua conformidade em relação às exigências da lei brasileira.

A vistoria é obrigatória para que qualquer veículo seja emplacado e possa circular normalmente. Ela é exigida peco Código de Trânsito Brasileiro, e deve ser executado pelo poder estadual.

Saiba como funciona a vistoria veicular, seus objetivos, e como ela é executada:

Diferença entre vistoria veicular e inspeção

Embora confundam muitas pessoas, vistoria e inspeção em um veículo são procedimentos diferentes. À primeira vista, seu objetivo é parecido: verificar o correto funcionamento do veículo. No entanto, tratam-se de procedimento de nível técnico distintos.

Um vistoria veicular, como o próprio nome diz, baseia-se em ver o carro e suas características. Um profissional concurso olha as características, os documentos, analisa praticamente todos os aspectos físicos relacionados ao veículo e sua documentação.

Vistoria veicular Detran

Já a inspeção é um procedimento mais profundo em relação à análise do carro. Ela é obrigatoriamente realizada por um engenheiro registrado. Este profissional testa o funcionamento do carro através de máquinas e aparelhos específicos. Seu objetivo é determinar se o carro está funcionando adequadamente no que diz respeito a seus aspectos mecânicos.

Uma inspeção é exigida quando há modificações em relação à configuração de fábrica de um veículo. É realizada por um profissional do INMETRO, para determinar que o procedimento está mecanicamente bem realizado e não oferece riscos para o trânsito.

A vistoria, por sua vez, é um procedimento burocrático de regularização. Ela é feita em compras e vendas de veículo, por exemplo. Objetiva determinar que o negócio sendo efetivamente realizado, corresponde ao que está escrito no documento de transferência de posse, por exemplo.

Qual a documentação relacionada à vistoria veicular?

Há, basicamente, dois tipos de certificados relacionados à vistoria veicular. O primeiro é o Certificado de Registro de Veículo (CRV). Na prática, a vistoria é a confirmação empírica daquilo que está determinado no CRV – que é uma espécie de “identidade” do veículo.

Há, ainda, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, que é emitido anualmente. O CRLV determina que o carro está em adequação às regulamentações – incluindo pagamento de todas as taxas e multas.

O que é conferido na vistoria veicular?

Dependendo do tipo de vistoria sendo feita, diferentes fatores podem ser analisados. Pode-se colocar, no entanto, os procedimento gerais de uma vistoria.

É conferido o funcionamento de todos os limpadores, marcadores (como velocímetro), extintores e retrovisores do veículos. Além disso, as luzes (faróis e lanternas) são testadas, incluindo a do mostrador da placa.

Dispositivos de segurança, como cintos, estepe, triângulo, macaco hidráulico, freio de e o estado dos parachoques são conferidos. Adicionalmente, o estado de conservação dos pneus e o funcionamento da buzina costumam fazer parte do procedimento.

O estado de conservação da placa e dos vidros também é analisado. Nos vidros, confere-se a transparência da película, e a proteção contra o sol disponível para o condutor. Em alguns casos, ainda testa-se os dispositivos de controle de emissão de gases.

O que ocorre após a vistoria veicular?

Há dois resultados possíveis para a vistoria particular. A aprovação ocorre quando o vistoriador certifica que o veículo está apto a circular. Neste caso, é colado um pequeno selo de aprovação na parte interna do veículo dianteiro.

Caso o modelo seja reprovado, o é fornecido um relatório de inspeção para o proprietário do veículo. Nele, todas as causas de reprovação são mencionadas, para que o veículo possa ser regularizado imediatamente.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos