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Vapor de Gasolina: Como funciona? É seguro?

De tempos em tempos, novas ideias caseiras para economia de combustível surgem e tomam grupos de discussão – o vapor de gasolina é uma delas, atualmente. Não se sabe quem iniciou a ideia, mas rapidamente diversos kits de transformações começaram a aparecer.

Em seguida, vídeos e comentários surgiram. Alguns deles falavam sobre a economia e o aumento de potência, enquanto outros tratavam dos riscos do vapor de gasolina como combustível.

Mas, afinal, o vapor de gasolina realmente funciona? Sua utilização é segura? Quais os resultados e consequências de sua adoção? Confira essas e mais questões sendo respondidas em nosso compilado de explicações:

Como funciona o vapor de gasolina como combustível?

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Utilizar o vapor de gasolina não é muito diferentes de outros gases já utilizados em sistemas semelhantes. A ideia consiste em fazer o motor acreditar que está sendo normalmente abastecido.

Assim, ele gera a combustão normalmente com a mistura de ar e gases (incluindo o vapor). A diferença em relação ao seu funcionamento normal é que o vapor diminui a quantidade de gasolina líquida que entra no cilindro.

Assim, o motor teoricamente funciona de maneira normal, mas com um consumo de combustível significativamente menor. O resultado prático do método seria uma maior autonomia com o combustível.

O vapor de gasolina realmente reduz o consumo de combustível?

Essa é uma questão delicada. A quantidade de informações disponíveis sobre o assunto confundem dados com opiniões. Além disso, nenhuma montadora demonstra intenção de utilizar sistemas de vaporização. Por isso, poucos estudos científicos são divulgados no meio da pesquisa.

A verdade é que – de forma imediata – é possível dizer que o vapor de gasolina reduz o consumo de combustível. O problema é que não há estudos de longo prazo que determinam os efeitos no consumo após longa utilização.

Por isso, muitas pessoas discordam sobre o uso a longo prazo do sistema. É necessário considerar que o kit e a instalação possuem um custo. Assim, dependendo do valor pago e do tamanho da economia e desgasta adicional, é possível que a conta nem sempre seja benéfica.

Sua utilização é segura?

Embora seja razoavelmente  segura, a utilização do vapor de gasolina é menos confiável do que um motor comum. O motivo é simples: o sistema não foi desenvolvido na fábrica.

Por isso, por mais seguro e testado que seja um kit, você também depende da boa instalação. É necessário recorrer a um mecânico experiente, caso você opte pela mudança. Pergunte quais são bons fornecedores do equipamento e converse com outros donos de carros que já fizeram o procedimento.

A mudança é legal?

Teoricamente, sim. Também não é necessário declarar mudanças estruturais na documentação do veículo.

Quando você adapta seu carro para  utilizar GNV, por exemplo, está alterando uma característica listada do veículo. Quando passa a utilizar vapor de gasolina, ainda utiliza gasolina líquida comum, apenas adiciona o vaporizador.

Isso faz com que seu veículo ainda seja movido ao mesmo tipo de combustível, não havendo necessidade de alterações burocráticas.

Há danos para o funcionamento do veículo?

Esta pergunta cai, novamente, no problema da falta de estudos. Muitas pessoas dizem que há riscos de vazamento e superaquecimento do motor. Outros, no entanto, dizem que o procedimento é totalmente seguro.

A melhor recomendação a ser dada é conversar com um mecânico de confiança e, ainda, ir atrás de uma segunda opinião. Profissionais que lidam diariamente com este tipo de situação saberão pesar os prós e contras para você.

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10 Comentários

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    • Site muito coerente, parabéns pelas perguntas e respostas.vapor gasolina e seguro e totalmente funcional.sbendo que a gasolina e incolor e não tem cheiro.A instalação têm que ser feita por profissionais experientes, não há mistério.

  • Funciona mas tem um porém…

    Tenho um Gol mi 1998 – Coloquei o kit, rodei por alguns dias e a economia que fazia me parecia muito superficial frente aos videos e comentários que via na internet, comprei um scanner OBD2 para comprovar o real ganho em relação ao km por litro, ai vai o teste.

    de 14 km/l fez 16 na cidade,
    de 17,6 km/l fez 20 na rodovia.

    Até ai você já vê um ganho, mas só consegui chegar ao potencial maior quando comecei a utilizar o aditivo de arrefecimento que coloca na agua, o carro esquentou menos obviamente,além disso meu pneu que era roda aro 14 passei para 13. a diferença segue abaixo

    de 16 foi pra 18,7
    de 20 foi para 24 e uma única vez chegou a 27.

    Então minha opnião é, o kit funciona mas deve ser levado em conta, teu sistema de arrefecimento e se está usando o peso ideal nas rodas.

    Espero ter ajudado.

  • Gente funciona sim, eu instalei no meu siena fire flex 1.0 , o meu carro fez incriveis 34 km por litro. No meu sistema foi instalado um reservatório adicional cujo eu tenho que purificar a gasolina antes de colocar nele, para tirar água , alcool e solvente contidos na gasolina . Dessa forma com apenas 1 litro de gasolina no reservatório roda 200 a 300 km , e o meu siena deu inacreditável 34 km por litro. Vcs ja viu um carro dar esta autonomia? Não, então o sistema de vapor de gasolina com 100% de certeza FUNCIONA….

      • Eliane isso é uma grande mentira, não caia nessa, em primeiro lugar todo carro fabricado do ano 2000 em diante ja vem com um sistema que reaproveita o vapor de gasolina, se você instalar mais um kit desse dará excesso e prejudicará o sistema de injeção te dando um prejuizo muito maior.. se seu carro for mais antigo e não tiver este kit instalado lembre de que ele não foi projetado para isso e existirá um grande risco de incêndio ou até explosão.. outra coisa essa história de 34 km/l não existe.. Os grandes fabricantes possuem centenas de engenheiros, muitos deles com mestrados em PhD, trabalhando todos os dias para projetar veículos com a maior eficiência possível. Eles atuam por cerca de quatro anos em cada projeto e para cada veículo há 300 ou mais engenheiros, apenas na área de motor e seu funcionamento, e mesmo assim nem mesmo os novos carros hibridos que funcionam metade eletrico e metade a gasolina têm um rendimento desse.

  • Coloquei no meu; paguei pra ver e não obtive resultado na KM, mas obtive resultado no entendimento; pós bem este sistema instalado no veículo simplesmente engana a leitura do sistema eletrônico do veículo. Meu carro continua fazendo 9.5 km na média.
    E no marcador eletrônico me diz que está fazendo 17km lts. Como comprovei; da seguinte forma: completei o tanque 55lt, zerei todo o sistema eletrônico do marcador, Rodei 200km, voltei no mesmo posto de combustível na mesma bomba e pedi para completar resultado 19lts no tanque e 2 no reservatório; foram 21lts. Resultado. 200km ÷21lts = 9.52km lts.

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