Início » Todos os posts » Carros » Sonda lambda: para que serve o sensor?

Sonda lambda: para que serve o sensor?

Para os menos interessados em assuntos mecânicos, ouvir falar sobre sonda lambda pode parecer um tema de ficção científica, mas a verdade é que se trata de uma peça muito importante, presente em todos os carros.

Sua função é absolutamente essencial, pois se trata de um dos componentes centrais da injeção eletrônica, garantindo que as proporções das misturas dentro dos cilindros estejam adequadas enquanto o veículo funciona. Além disso, as leituras feitas pela sonda lambda – também chamada de sensor lambda, ou simplesmente sensor de oxigênio, são muito importantes para diagnosticar eventuais problemas no motor.

Sonda lambda

Saiba como funciona a sonda lambda, onde se localiza, e como o dispositivo auxilia a diagnosticar eventuais problemas em seu carro:

O que é a sonda lambda?

A sonda lambda é um sensor, que serve para medir a proporção de oxigênio em comparação ao combustível no momento da combustão. Como você já deve saber, o oxigênio é parte essencial da queima do combustível, e existe uma quantidade ótima para que o aproveitamento destes dois componentes seja o mais eficiente possível.

Este sensor envia leituras constantes para a central eletrônica do veículo, de forma que ajustes estequiométricos (ajustes que dizem respeito às proporções de compostos) sejam feitos. A relação oxigênio-combustível precisa ser ajustada para que não exista ar a mais nem a menos do que o necessário para o melhor aproveitamento da combustão do fluido dentro dos cilindros.

Qual a importância do equipamento?

De forma simples, a importância da sonda lambda é garantir que seu carro esteja queimando combustível de forma correta. Imagine, por exemplo, que os cilindros recebem mais combustível do que o necessário, em comparação ao ar disponível. Neste caso, a combustão será incompleta, e aquele ciclo não terá gerado toda a potência possível, pois não há oxigênio o bastante para que todo o fluido seja queimado pelo motor.

Se o contrário acontecer, e houver pouco combustível e muito ar, é provável que o motor não gere toda potência que é capaz de gerar em seu funcionamento ótimo, pois a combustão não é tão poderosa assim.

Isso significa que a função da sonda lambda é, simplesmente, fazer com que o motor do seu carro funcione da maneira como foi projetada para funcionar!

Problema na sonda lambda?

Se você chegou a esse artigo, é possível que alguém tenha digo que “o sensor está com problema”, e talvez você não tenha entendido direito o que isso significa. Se este for o caso, segue uma notícia para deixar a situação um pouco mais confusa: o sensor pode estar com problema, ou a leitura pode ter dado problema – e essas situações são completamente diferentes.

Quando o dispositivo está com problema (o que acontece com pouca frequência), ele está enviando leituras enganadas para o computador central, e os ajustes da proporção ar-combustível são feitos inadequadamente para o motor. Neste caso, é possível que a peça precise ser trocada.

Quando as leituras são problemáticas, não é necessário trocar a peça, mas ver qual é a razão para que a leitura esteja acusando proporções inadequadas. Normalmente, neste caso, a falha está nos dispositivos que liberam a entrada de componentes no cilindro.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos