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Renault Captur 2018: Mudança na europa, lançamento por aqui

Uma das maiores expectativas da linha Renault, o Captur 2018 é um dos lançamentos do ano tanto para o mercado internacional, quanto para o Brasil. O modelo foi inicialmente apresentado no Salão do Automóvel de Genebra em 2013, e é vendido desde então em mercados europeus. Na Rússia, onde tem o nome Kaptur, é um pouco maior do que a versão europeia.

Por lá, o modelo é tratado com bastante admirações, por conseguir entregar um misto de SUV com dirigibilidade acessível de um hatchback. Por aqui, a Captur 2018 representa o segundo ano do modelo que deve ser lançado no início de 2017.

As atualizações do modelo na Europa, no entanto, podem dar dicas sobre o que chega ao mercado brasileiro no futuro. Deve-se considerar que o modelo brasileiro, fabricado nacionalmente, não é idêntico nem ao padrão francês, nem ao modelo russo, embora seja mais inspirado no primeiro. Por isso, todas as mudanças anunciadas para a Captur 2018 europeia são possibilidades para o modelo nacional – mas não necessariamente representações do seu futuro.

Confira o que esperar da Captur 2018 global, e o que ela indica sobre o modelo brasileiro:

Facelift significativo para o modelo europeu

O Captur 2018 francês passará por uma série de mudanças estéticas significativas. Ao que tudo indica, a intenção é torná-lo mais esportivo e agressivo. De acordo com a maior parte da imprensa local, a intenção foi bem sucedida – as novas curvas passam maior agressividade, sem perder a elegância adotada na linha francesa atual.

Os faróis ganham novo desenho, mais elíptico, e a dianteira conta com mais detalhes cromados. Novas grades também devem ser adotadas com padrões sobrepostos – em formato diferente, mas aos moldes do que outros modelos da Renault já utilizam em atualizações.

Como já ocorre com o Captur desde seu lançamento, o Captur 2018 contará com um visual traseiro muito interessante, em especial na integração entre o teto e sua traseira, garantindo boa visibilidade e design atrativo.

Possibilidade de carroceria com três fileiras

Uma das principais novidades, ainda sem confirmação de nenhuma fonte oficial da Renault, é a possibilidade do desenvolvimento de uma versão para sete lugares. Longe de ser um dado confirmado para o mercado, a novidade não seria surpreendente – especialmente nos modelos russo e brasileiro, mais espaçosos.

Obviamente, dado o próprio conceito da Captur, as chances são mais improváveis do que prováveis. Isso é especialmente verdade considerando-se a expectativa de uma Duster de sete lugares – que retiraria a necessidade da aventura da Captur 2018, por enquanto.

Motorização variada na linha europeia

Na Europa, tanto as versões a diesel, quanto a versões a gasolina são consideradas bastante adequadas. Por lá, algumas opções mais contidas são disponibilizadas e não devem chegar por aqui. Na versões iniciais, estão disponíveis um motor 1.2 a gasolina, capaz de gerar quase 120 cavalos de potência, e um 1.5 a diesel, que oferece cerca de 90 cavalos de potência.

Por aqui, o motor de estreia deve ser o 2.0 igual ao da Duster, que gera em torno de 140 cavalos de potência. Em algum tempo, deve ser adotado o 1.6 da Renault, que gera mais modestos 110/115 cavalos de potência. O 1.6 será sempre associado à tração dianteira, enquanto o 2.0 terá opção integral.

Estratégia de precificação ainda confusa para o Brasil

Enquanto a Captur 2018 deve manter-se com preço semelhante na Europa, o modelo brasileiro ainda mantém certo ar de mistério. Fala-se em algo em torno de R$ 80 mil, mas os valores ainda não são especificamente oficializados.

Mesmo assim, o modelo já está em pré-venda, com adiantamento de R$ 3 mil para realizar a reserva. Trata-se de uma estratégia curiosa, a considerar que o carro não possui o valor oficialmente declarado pela montadora.

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