Início » Todos os posts » Dicas » Recuperar Veículo Roubado: dicas e procedimentos

Recuperar Veículo Roubado: dicas e procedimentos

Um dos maiores medos de todo proprietário de veículo, seja carro, moto ou (ainda pior) frotas de carga, importantes para o funcionamento do seu negócio, é ser roubado. Além de ser uma dor de cabeça por si só, perder o meio de transporte gera outro problema: recuperar veículo roubado não é uma tarefa fácil.

carro-roubado-dicas

São diversos procedimentos burocráticos somados ao medo de perder o veículo e, às vezes, ao trauma da situação, que acabam fazendo com que tudo se torne mais complicado.

Confira as dicas sobre como agir para recuperar o veículo roubado, e como lidar com as questões burocráticas, caso a recuperação não seja possível.

O que fazer?

A primeira coisa a se fazer é registar um boletim de ocorrência na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, ou o setor responsável por ocorrência do tipo na Polícia Civil.

Junto a isso, é importante que se registre uma ocorrência junto ao Detran, para evitar que eventuais multas ou irresponsabilidades realizadas com o seu veículo não sejam atribuídas ao dono.

O registro no Detran pode ser feito online, no site do Detran do estado no qual o carro está registrado. Isso também possibilita descontos de IPVA, dependendo da forma como a situação se desenrolar.

Embora pareça um procedimento altamente burocrático e inútil para a recuperação do veículo, fazer o boletim de ocorrência coloca-o no sistema como um carro roubado, e todas as unidades que estiverem em circulação saberão disso, caso abordem o ladrão para checagem.

O que ajuda a recuperar o veículo roubado?

Além dos procedimentos legais necessários, há algumas atitudes que podem facilitar a situação do proprietário na tentativa de recuperar veículo roubado: sistemas de rastreamento e bloqueio.

Se o carro possuir um sistema desses, as estatísticas ajudam muito. Há empresas com taxas de recuperação de veículos roubados acima de 95%. Os dispositivos informam a localização do veículo em tempo real e, dependendo do modelo, são capazes de bloquear o motor, de forma que fica impossível continuar a fuga.

Algumas seguradoras implantam estes dispositivos por padrão no carro, então vale a pena conferir com o atendimento, caso você não tenha certeza se possui este benefício.

Há outros sistema como o corta-corrente, que evitam que o veículo seja ligado novamente. Se o ladrão não encontrar ou não conseguir desativar o sistema novamente, será obrigado a abandonar o veículo na primeira parada.

Alguns destes sistemas possuem ativação e desativação remota, através do celular. Neste caso, é possível parar o carro ou moto em um raio de distância não muito grande – o que facilita muito o processo de resgate.

E se não der?

A verdade é que nem sempre é possível recuperar veículo roubado, principalmente modelos que são mais fáceis de repassar. Nestes casos, ainda há algumas atitudes que podem ser tomadas:

Recuperar o IPVA do veículo roubado

Se você perdeu seu veículo, ao menos não precisa pagar o IPVA para os bandidos. Com o registro do roubo no Detran, pode-se pedir a restituição proporcional do IPVA pago, em relação a quanto tempo ainda há no ano.

Recorrer para a seguradora

Se você possui um seguro, é hora de ativá-lo e pedir ressarcimento pelo veículo roubado. Quase todos os seguros cobrem roubos de forma satisfatória, basta apresentar os documentos que você obteve ao realizar os primeiros procedimentos deste post.

1 Comentário

Clique aqui e deixe seu comentário

  • Recuperamos um carro apos um ano e tres meses. O trauma passou, pois nesse periodo todo modelo e cor que viamos na rua, achavamos que era nosso carro. O carro não tinha seguro. Nunca mais deixo de ter segura em um carro. Mas acho um absurdo pagar seguro, pois o estado deveria dar segurança por tanto de impostos que pagamos. Vamos a real. O FDP do ladrão se tivesse desmontado o carro teria sido melhor. O chassi foi remarcado junto com os vidros, quebrou todos os bancos ,parte ele sambada, rodas eram aro 14 e agora aro 13, parachoques batidos. Despesa em torno de 5 mil reais para colocar o carro em condiçoes de ir no detran para emplacar e ter o chassi remarcado. Chasse remarcado, muito dificil segurado fazer seguro e o pior depois disso tudo de voce ter que passar por todo esse constrangimento por causa do FDP do ladrao, seu carro custara de 30% a 50% menos do preço de tabela fipe porque seu chassi foi remarcado. VONTADE DE COLOCAR FOGO NESSE CARRO JUNTO COM O FDP DO LADRAO .

Carros 2019: Confira os principais lançamentos