Início » Todos os posts » Carros » Quando e como fazer a troca de óleo do carro

Quando e como fazer a troca de óleo do carro

As festas passaram, 2016 já está aí, mas se você ainda planeja pegar a estrada com a família para curtir as férias, é bom tomar certos cuidados com o óleo do carro. Hoje, eu trago dicas para evitar erros ao conferir, comprar ou trocar o produto. Veja:

  • Quando trocar – o óleo deve ser substituído de acordo com a indicação do fabricante. Fique atento ao período recomendado, descrito no manual do proprietário. E tem mais: além do prazo, lá constam ainda o tipo de óleo e quantos litros devem ser usados.

Em geral, as montadoras sugerem que o prazo seja antecipado nos casos dos carros com “uso severo”. Isso inclui, principalmente, os veículos que andam muito em engarrafamentos.

  • É hora de completar o nível? A resposta é: isso deve ser feito enquanto não chega o momento de trocar o óleo.

Com o uso, o carro tem o nível de óleo reduzido devido às folgas do motor e à queima parcial na câmara de combustão.

E não precisa se preocupar, pois isso não é um defeito. Os fabricantes consideram normal a redução de meio litro a um litro de óleo a cada 1 mil quilômetros rodados. Depende do modelo…

  • Local de troca do óleo – vá a um posto ou oficina, de preferência. O ideal é medir o nível do óleo com o motor frio e em lugar plano, após 10 minutos do carro parado. Se o nível estiver entre o mínimo e o máximo, não é necessário completar.

Em média, o correto é verificar o nível de óleo do motor a cada abastecimento.

  • Temperatura do motor – se ao medir o nível de óleo o motor deve estar frio, na hora de trocar o produto é importante que a peça esteja quente. Desta forma, o óleo ficará mais fino, fluído.
  • Troque o filtro também – sempre que substituir o óleo, mude o filtro dele, para garantir que as impurezas não prejudiquem o motor.
  • Óleo preto: o mito – essa conversa de que óleo preto é óleo velho é balela. Se o líquido está escuro é porque está lubrificando adequadamente. Portanto, leve em consideração somente os prazos de troca encontrados no manual do veículo.
  • Óleo velho – sim, óleo fica velho. E precisa ser trocado mesmo se você não tirar muito o possante da garagem e ele não chegue à quilometragem estipulada para a troca.

A mudança deve ser feita após seis meses. Caso isso não ocorra, o óleo velho é capaz de prejudicar a bomba que é responsável pela boa lubrificação do motor do veículo.

Outras dicas sobre a troca de óleo do carro

  • O prazo para a troca do óleo varia de modelo para modelo. Geralmente, em condições ideais de rodagem, a mudança é aconselhada a cada 10 mil/15 mil quilômetros, ou um ano de uso.

Quando o carro passa por condições adversas, como trânsito caótico, altas temperaturas ou superfícies irregulares, o prazo de troca pode cair para 5 mil/7 mil quilômetros, ou seis meses de uso.

  • O óleo da caixa de câmbio, de modo geral, não precisa ser trocado nos veículos com câmbio manual. Já nas transmissões automáticas, a troca é aconselhada a cada 40 mil/60 mil quilômetros. O que dependerá do carro e do fabricante. Ou seja, é vital seguir as orientações do manual.

O nível precisa ser conferido a cada revisão ou a cada seis meses.

Na estrada ou cidade, todo automóvel precisa rodar com segurança. Aproveite que você sabe quando e como fazer a troca de óleo do carro e garanta mais tranquilidade em todas as ocasiões.

Boa viagem! E até as próximas dicas!

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos