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Novo Volkswagen Up! 2017: O que esperar do modelo?

O Volkswagen Up! 2017 deve aparecer pelo Brasil ainda no final de 2016, com algumas reformulações interessantes – especialmente no que diz respeito aos equipamentos que carrega consigo.

Mais urbano, conectado e preparado para a concorrência direta que finalmente começa a aparecer, o subcompacto busca expandir sua parcela de mercado em um ano que deve marcar o início de uma recuperação econômica e um possível retorno do crescimento no mercado automobilístico.

Facelift de meia vida

Foto: Falando de Carro/Reprodução
Foto: Falando de Carro/Reprodução

Embora o Up! 2017 chegue ao mercado ainda como um carro recente, ele o faz marcando seus primeiros três anos. Lançado em 2014, o mercado brasileiro já considera três anos como o padrão para marcar a primeira necessidade de uma retocada  no visual do veículo – especialmente em categorias de baixo custo, onde é necessário diferenciar o veículo pelos detalhes.

É por isso que o Up! 2017 chega com algumas novidades que buscam deixá-lo atual e pronto para a chegada da nova concorrência de subcompactos (em especial, o Mobi e a possibilidade do Spark).

Para isso, o veículo não recebeu grandes mudanças no design exterior, considerando que provavelmente passará por uma reforma completa em breve, mas nas tecnologias e comodidades que oferece dentro da carroceria. Mais conectado e refinado, o carro finalmente recebe uma proposta efetivamente urbana, ao invés de dizer-se urbano e oferecer um tom de economia.

Foto: Falando de Carro/Reprodução
Foto: Falando de Carro/Reprodução

Tecnologia interna

As mudanças internas do Up! 2017 são uma resposta bastante clara ao Mobi: mais conectado aos smartphones, material e acabamento mais sofisticados e maior integração de suas tecnologias.

A ideia é voltar a dissociar o Up! 2017 à proposta do “basicão”, aproximando-o da proposta de venda do concorrente, que é oferecer conforto e tecnologia em um urbano acessível. Obviamente, nem todas as versões serão equipadas com os novos recursos, mas toda a linha recebe algum upgrade no que diz respeito ao acabamento interno – o que já valoriza o veículo de forma significativa.

Foto: Falando de Carro/Reprodução
Foto: Falando de Carro/Reprodução

Motorização mantida

Se o visual do Up! 2017 seguirá polêmico, seu ponto mais forte também será mantido. O motor 1.0 três cilindros TSI da Volkswagen segue sendo o propulsor do Up! 2017, ostentando o título de motor mais econômico de combustão pura, segundo o Inmetro. O tricilíndrico é capaz de desenvolver até 185 quilômetros por hora de velocidade máxima – um valor mais do que adequado para um urbano como o Up!.

Pronto para o Mobi

O próximo ano reserva um desafio para o Up! 2017, que é a entrada no mercado de seu primeiro concorrente de verdade: o Mobi da Fiat. Não que o subcompacto da VW esteja sozinho entre pequenos carros – pelo contrário, vive em uma categoria muito bem habitada.

Nenhum de seus concorrentes mais próximos, no entanto, apresentam uma proposta tão parecida de modelo urbano de baixo custo. O Fiat Mobi, por sua vez, é praticamente uma versão italiana de tudo aquilo que o Up! apresenta, com uma quantidade maior de itens para o consumidor.

É sua entrada no mercado que justifica a adição tão repentina de equipamentos e tecnologias que sofisticam o Up! 2017. A VW parece ter se esforçado bastante pela aceitação do seu subcompacto no mercado e – agora que a obteve em nível razoável – não está disposta a entregar um mercado pronto para o concorrente.

Mudança prevista para 2018

Se as mudanças de 2017 foram essencialmente periféricas, a VW já deixa claro que 2018 será significativamente agressivo. Segundo fontes próximas à montadora, a alemã já cogita uma nova geração do carro para o ano.

O novo modelo deve seguir um visual mais próximo à identidade da marca global, diminuindo a característica de singularidade na cara do Up!. Isso leva a crer que a Volks considera que o modelo já está melhor aceito no mercado, por isso proposta, podendo se estabelecer de forma mais tradicional, sem a obrigação de ofertar algo tão inovador (que possui seus efeitos colaterais).

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