O HB20 2017 tende a ser um modelo de reafirmação das mudanças que entraram no mercado em 2016. O modelo estava no mercado brasileiro desde 2012 com poucas modificações e recebeu seu primeiro facelift significativo para 2016.
Com mudança visual importante – tornando-o ainda mais arrojado, mesclando linhas harmoniosas com toques de agressividade – e ajudando a impor ritmo ao mercado dos hatches, além de mecânica atualizada no mesmo ano, o modelo seguinte, de 2017, deve simplesmente tentar consolidar estas mudanças em uma retomada do aumento de vendas após a queda do mercado automotivo no país.
Veja qual deve ser o posicionamento da Hyundai para o HB20 2017 durante o próximo ano.
Pouca mudança após 2016
Assim trabalha a Hyundai em seu modelo mais brasileiro: todas as novidades importantes chegam em um único modelo e os anos seguintes encarregam-se de alguns aperfeiçoamentos e de muitas vendas.
Neste caso, a grande mudança ocorreu em 2016: novo visual, novas características mecânicas – um carro atualizado e pronto para seguir na disputa. Por consequência, cabe ao HB20 2017 participar das poderosas campanhas de marketing da montadora e fazer aquilo para o que foi criado: ser vendido.
Com esta filosofia, não se espera uma grande quantidade de novas tecnologias apresentadas para o modelo no ano que está por vir. Talvez algumas modificações simples em relação ao acabamento ou layout do sistema multimídia, mas nada que justifique um grande anúncio de mudança para o HB20.
De olho no primeiro lugar
Todos sabem que o HB20 vende muito. Na verdade, é o carro mais procurado do Brasil em mecanismos de busca online – o que obviamente se reflete nas vendas. Por outro lado, a Hyundai está mais interessada em um outro título: o primeiro lugar em vendas no Brasil.
Atualmente, quem faz as honras é o seu principal rival, o Onix da Chevrolet. As expectativas eram de que a atualização de 2016 pudesse impulsionar as vendas do modelo a ponto de tomar a posição principal no pódio, mas isso ainda não foi concretizado.
Há a possibilidade de a nova postura no Onix dar um pouco mais de espaço para o HB20 ao ser atualizado no mercado brasileiro. Tudo indica que a GM deverá posicionar a sua estrela de forma um pouco mais premium do que é atualmente ofertada (embora traga, consigo, uma série de tecnologias diferenciadas).
Isso pode dar força para que o HB20 brilhe no quesito competitividade em relação ao concorrente – uma das razões pelas quais o Hyundai vendeu tão bem ao ter sua produção trazida para o Brasil.
Próxima mudança ainda distante
A Hyundai não possui a tradição de ir modificando aos poucos os seus veículos. Geralmente, as mudanças são feitas juntas, em uma única atualização completa, deixando trabalhos de manutenção e pequenos ajustes para os anos que seguem.
Estas atualizações tendem a ocorrer a cada três ou quatro anos. Isso quer dizer que o anúncio do próximo modelo que efetivamente terá diferenças significativas deva ser realizado apenas em 2018 ou 2019 e a aplicação destas mudanças deva ficar para o ano seguinte.
Até lá, a montadora deve focar na promoção e no posicionamento das vendas do seu carro – que é algo que a Hyundai definitivamente sabe fazer com muita habilidade.
Comentar