Esperar novidades da Ford em 2016 não é a grande esperança dos especialistas em carros. Não que a marca esteja ulrapassada – pelo contrário. O motivo para não haver grandes novidades na montadora, é o recente esforço para globalizar praticamente toda a sua frota – dos carros de linha aos mais caros.
A maioria das novidades da Ford em 2016 estão relacionadas a manter seus carros atualizados em relação ao resto do mundo. As duas mudanças mais significativas estão no lançamento do novo Ford Edge, e na introdução comercial do motor Ecoboost 1.0 com turbo – que já está em circulação em outros países há algum tempo.
Confira as principais novidades da Ford para 2016:
Motor Ecoboost 1.0
A linha de motores Ecoboost está na Ford há bastante tempo, e costuma ter bons resultados de desempenho e custo-benefício. A tecnologia prevista para implementação no Brasil em 2016 é o Ecoboost 1.0 de três cilindros, com turbo e potência prevista de 125 cv. Sua utilização talvez seja a principal das novidades da Ford para o ano, em relação ao impacto sobre a frota.
Os números são interessantes para um motor de três cilindros, e é a resposta da Ford para tentar diferenciar seu menor motor dos outros três cilindros do mercado. Há especulações de que o propulsor possa ser implementado, inclusive, em versões de entrada do Fiesta. Na Europa, já há versões do Fiesta equipados com este modelo.
Novo Ford Edge
Confirmado desde 2014, a nova geração do Ford Edge é a principal das novidades da Ford em 2016, no que diz respeito aos novos lançamentos. É, provavelmente, o único lançamento que não se resume a uma reestilização leve.
Segundo a Ford, o modelo vai manter o mesmo motor V6 3.5 que utiliza hoje, no Brasil, e as maiores novidades apresentadas serão relacionadas às tecnologia embarcadas e conectividades. O design torna-se um pouco mais discreto do que o modelo atual – assim como aconteceu com o Fusion, ao longo do tempo.
Por passar para a versão global atualizada, a tendência é que o novo modelo fique um pouco mais caro do que o anterior, especialmente em função da situação do câmbio entre o dólar e o real.
EcoSport
A EcoSport deve receber uma reestilização e uma revisão de competitividade, para tentar recuperar seu espaço após o susto sofrido em função do lançamento da HR-V e o Jeep Renegade.
Segundo informações vazadas, o foco em competitividade no mercado pode levar até mesmo o novo motor Ecoboost 1.0 turbo a mover as versões de entrada do modelo. Espera-se, também, uma atualização visual para a EcoSport, seguindo a linha do Novo Edge, um pouco mais semelhante aos seus principais concorrentes.
Fusion
Prevista para o final de 2016, a reestilização do Fusion não deve afetar muito o modelo atual. Não há nada confirmado em relação a mudanças estéticas, e as únicas mudanças declaradas são relacionadas à atualização de tecnologias embarcadas e conectividade do modelo.
Ranger
A reestilização da Ranger já ocorreu, no início de 2016. Foi, sobretudo, visual, para fazer frente à Toro. Houve, também, uma revisão da tecnologia embarcada e dos equipamentos de conectividade do veículo.
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