Início » Todos os posts » Carros » Nova Amarok 2017 e o facelift de meia idade

Nova Amarok 2017 e o facelift de meia idade

A Amarok 2017 tenta ajustar a picape da Volkswagen ao gosto do público brasileiro da maneira progressiva como vem fazendo desde a sua chegada ao mercado nacional, ainda em 2011. Desde lá, o modelo não apresenta condições ruins ou maus resultados, mas não encontrou um verdadeiro diferencial para ter um desempenho suficientemente bom a ponto de ultrapassar a concorrência bem estabelecida há tantos anos de mercado.

A montadora parece fazer tudo certo e, ao que tudo indica, parece ter um boa ideia do que o público realmente deseja. Apresenta um veículo robusto, que se esforça constantemente para passar esta imagem de força e confiabilidade.

A grande dúvida é se as aplicações reais deste gosto mercadológico virão nesta atualização de meia idade ou na troca de geração, já prevista pela marca. Confira:

Facelift esperado para 2017

Foto: Preços Carros/Reprodução
Foto: Preços Carros/Reprodução

O facelift da Amarok 2017 não chegou a ser verdadeiramente escondido pela Volkswagen. Após cinco ou seis anos de mercado, é natural esperar que a montadora faça modelos atualizados.

Além disso, a grande circulação de protótipos camuflados da montadora ao redor da linha de produção não ajudam a fazer com que os rumores saiam da mídia especializada. Novos protótipos indicam uma fase mais ou menos avançada de produção da novidade.

Isto significa que pode-se esperar a Amarok 2017 com cara nova e grade diferenciada (segundo o que se pode estimar dos protótipos) para a metade do ano de 2016 – entre junho e julho. Vale lembrar que o mês de agosto provavelmente não apresentará novos modelos, em função das Olimpíadas, o que está fazendo com que alguns lançamentos sejam antecipados.

Equipamentos e tecnologia

O novo modelo deve trazer suas principais mudanças na tecnologia integrada ao veículo, especialmente em seu interior. Espera-se uma reformulação no painel e no sistema multimídia.

Esperança especial está sendo depositada em um sistema semelhante ao já presente no Fox e no Gol, com possibilidade de utilização do Apple Car e do Android Auto, que permitem a sincronização entre dispositivo do passageiro ou do motorista e o sistema multimídia do carro, oferecendo aplicativos e funcionalidades diferenciadas para a utilização dentro do carro.

Isso indica uma clara estratégia do VW de apostar em diferentes qualidades da Amarok 2017 para tirar conclusões mais claras sobre o seu mercado antes da troca de geração. A montadora já sabe que o mercado responde bem à imagem de um carro forte e resistente – agora parece buscar os ajustes no que diz respeito à tecnologia.

Foto: Preços Carros/Reprodução
Foto: Preços Carros/Reprodução

Acompanhando o ritmo de mercado

Não dá para dizer que a picape da VW não tenha se estabelecido no seu segmento. Com vendas razoáveis, o carro já faz parte do clube dos carros que viajam entre a cidade e a fazenda – mas isso traz certas desvantagens.

Se é parte de seu grupo, é porque traz poucos diferenciais. Não apenas a Amarok 2017, mas praticamente todos os seus concorrentes já passaram por reestilizações ou estão com elas marcadas pelas equipes de engenharia.

Tanto a concorrência da categoria como a possibilidade de carros menores, como a Fiat Toro, tomarem uma parcela significativa do mercado parecem preocupar as montadoras. Em termos práticos, isso significa que a Amarok 2017 está deve chegar de acordo com o seu segmento – mas todo o seu segmento parece não saber direito para qual direção seguir.

Foto: Preços Carros/Reprodução
Foto: Preços Carros/Reprodução

Nova geração com data marcada

Uma boa solução para este problema de posicionamento pode estar na nova geração, que já tem sua data marcada para 2020 e – segundo correm alguns boatos – já está sendo trabalhada e refletida há algum tempo, ao menos em conceito.

Alguns indicam que o projeto Power-Pickup terá novas versões, que servirão de inspiração para a picape da VW em sua nova geração, que precisa não apenas estar adequada para seu segmento, mas oferecer algo que a coloque a frente dele.

1 Comentário

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos