Início » Todos os posts » Motos » Motovelocidade: Adrenalina sobre duas rodas

Motovelocidade: Adrenalina sobre duas rodas

A motovelocidade é o esporte motorizado sobre duas rodas mais “nobre” do mundo do motociclismo competitivo. O que define a motovelocidade é a competição exclusivamente em pistas de asfalto, com modelos geralmente baseados em motocicletas comerciais de circulação comum.

A Motovelocidade é a área do motociclismo esportivo mais televisionada e comercializada como produto – assim como acontece com outros esportes de velocidade motorizada, as disputas em asfalto costumam ser as mais assistidas e consumidas.

As categorias de corrida da motovelocidade dependem, geralmente, da faixa de potência da moto e do quão longo será o percurso da prova – há uma grande diferença entre provas de longa duração e provas regulares.

Diferenças entre Motovelocidade e Motocross

É comum que muitas pessoas confundam a motovelocidade com todos os outros esportes de motociclismo – entre eles, o motocross. Há, no entanto, uma sensível diferença.

A motovelocidade é o esporte praticado exclusivamente em pistas de asfalto, onde o foco é a velocidade, o tempo de corrida e a posição final dos pilotos participantes, vencendo o primeiro a chegar no na linha final, após determinada quantidade de voltas.

O motocross, por outro lado, é uma versão mais extrema do motociclismo. Geralmente, os eventos desta categoria são realizados em pistas de terra, ou outros ambientes não asfaltados, e ele não representa apenas um tipo de esporte.

As provas de motocross podem funcionar como corridas comuns em pistas irregulares, como provas de tempo, como provas de obstáculos, e até mesmo como provas acrobáticas de alta periculosidade: como é o caso do motocross freestyle, onde o vencedor é definido por uma pontuação atribuída por jurados.

Principais Competições de Motovelocidade

No mundo

Não há absolutamente nenhuma dúvida sobre qual é a maior competição de motovelocidade do mundo. A moto GP é o campeonato internacional mais relevante da área, e, além de sua importância como a competição de maior relevância da categoria, é o campeonato mundial de esportes motorizados mais antigo do mundo – em atividade desde 1949.

O campeonato mundial é constituído pela categoria Moto GP, com o mesmo nome do evento em si, e pelas categoria Moto2 e Moto3, que são definidas de acordo com as cilindradas das máquinas em disputa.

No Brasil

No Brasil, há diversos eventos de motovelocidade, mas dois deles destacam-se em importância para o cenário do motociclismo esportivo.

O primeiro deles é o campeonato brasileiro de motovelocidade. Nele, há quatro categorias de disputa, e o evento é um dos principais fomentadores do esporte no Brasil, e ocorre ao longo do ano nos autódromos mais relevantes do país. O campeonato brasileiro inclui, inclusive, uma categoria para menores de 18 anos.

O segundo evento importante de grande projeção no país chama-se 500 milhas de Interlagos. Como o próprio nome indica, esta é uma prova de longa duração – são cerca de 800 quilômetros unidos em um único evento. O 500 milhas de Interlagos existe desde 1970 no país, e desde 1971 possui uma significa importância global, com competidores internacionais que estão entre os principais nomes de provas de longa distância da motovelocidade.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos