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Motos Clássicas: cinco modelos históricos

As motos clássicas são, ao mesmo tempo, simples e complexas. São um encontro entre o funcional e a atitude que marcaram sua vaga na história das motocicletas.

Seja em função de seu cromado que destaca-se no sol, da obra de engenharia que move o modelo, ou de sua capacidade de correr, as motos clássicas são muito mais do que um meio de transporte.

Elas chamam a atenção. Pilotar uma destas é a garantia de ver crianças (e muitos adultos) desviarem seu olhares. Se você não está pilotando e vê uma destas passar, está entre as pessoas que quase suspiram de inspiração.

Motos clássicas

Confira estas cinco motos clássicas que marcaram a história do transporte sobre duas rodas:

Harley Davidson WLA

A WLA, da Harley Davidson é um moto fabricada para o exército dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial. O modelo WLA é um pouco diferente do WL, destinado para o uso civil.

Seus garfos eram modificados para não ficarem trancados pela lama. Além disso, alguns modelos possuíam proteção para as pernas e para-brisas. Outra característica que a colocou no rol das motos clássicas era seu farol noturno especial, que favorecia o transporte de batalhões à noite.

Cerca de noventa mil unidades foram produzidas entre 1940 e 1945 e entre 1949 e 1952. Elas foram um ícone para as motocicletas de guerra e inspiraram muitos outros modelos. O modelo também é um dos responsáveis por toda a aura ao redor da fabricante Harley Davidson.

BMW R50/5, R60/5 e R75/5

Os modelos “barra cinco” da BMW são absolutamente lendários. Muitos falam que essas motos clássicas em estilo vintage são as mais robustas de toda a história. Foram produzidas por apenas três anos, entre 1970 e 1973. Quando saíram de linha, foram substituídas pelos modelos “/6”.

Antes delas, a BMW fabricava os modelos /2, muito menos avançados. As /5 possuíam ignição eletrônica e estrutura muito mais eficaz. Sua maior estrela era, sem dúvidas a R75/5 – mais luxuosa e mais veloz. Estes modelos são capazes de atingir até 180 km/h.

Honda Rebel

A Honda Rebel está entre as motos revolucionárias, além das motos clássicas. Ela foi responsável por redefinir o contexto de usabilidade e economia sobre duas rodas. Com motor de 234 cilindradas, era capaz de chegar a modestos 110 km/h de velocidade máximas.

Embora não seja tão potente quanto as outras motos da lista, o que a torna histórica é justamente sua proposta. Era leve e fácil de conduzir, deixando o piloto em posição muito confortável. Isso gerou um conceito muito mais avançado de moto urbana, que daria início a todo um novo estilo de motocicletas.

Henderson- Excellsior Streamline “KJ”

Embora o nome “Excellsio Streamline KJ” não seja muito comum para os ouvidos brasileiros, não se engane. Este modelo está entre as principais motos clássicas de todos os tempo. A Henderson começou a produzir a moto em 1929, com cerca de 40 cavalos de potência.

Ela introduziu o velocímetro iluminado e redefiniu sistemas de resfriamento e de transmissão para as motos. Sua contribuição histórica e seu estilo garantiram a espaço do modelo na lista do clássicos.

Matchless Silver Hawk

O visual impressionante da Matchless Silver Hawk esconde sua idade. Apesar de empolgar qualquer um, sua produção data do início dos anos 1930. Não é difícil imaginar o porquê dela tornar-se uma das grandes motos clássicas desde então.

Seus admiradores a descrevem como uma das máquinas mais fascinantes da história. Além do estilo incansável, seus quatro cilindros e seu motor de luxo eram maravilhas da engenharia da época.

Curiosamente, apesar de sua admiração de quase um século, o modelo não vendeu muito bem quando foi lançado. Atribui-se o fracasso comercial à falta de recursos para o marketing adequado do modelo.

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