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Motor V8: Como funciona?

Um motor V8 é aquele que possui, como o próprio nome sugere, oito cilindros em configuração diagonal. Isso significa que eles estão distribuídos em duas colunas de quatro cilindros, criando um formato de V.

Esta disposição a partir dos blocos influencia no funcionamento do motor. Entenda como funciona um motor V8, e quais são suas características:

Virabrequim

Um bom começo para começar a definir um motor V8 é o virabrequim. O virabrequim é basicamente uma manivela em uma haste para cada cilindro do motor. Em um motor, ele possui uma função semelhante à peça que liga o pedal da bicicleta à engrenagem.

Se em uma bicicleta há duas peças dessas (uma para cada pedal), em um V8 há oito – uma para cada cilindro.

Pistões

Em um motor V8, cada haste do virabrequim é ligada a um pistão. Estas hastes de pistão são, no motor, o equivalente à perna humana em uma bicicleta. Elas são as responsáveis por exercer força, gerando rotação.

Combustão

A combustão é a outra parte responsáveis por criar a força do motor. Na verdade, ela é a responsável por enviar os pistões para baixo, gerando seu movimento. A força é gerada através da ignição e da combustão.

Motor V8 Ferrari Modena

O que ocorre, de forma resumida, é que cada cilindro fica gerando combustão interna, fazendo o carro movimentar-se como consequência do movimento dos pistões. É por isso que temos a ideia geral de que quanto mais cilindros, maior a potência.

Cilindros

Os cilindros são, na prática, os principais definidores do que é um motor V8. Eles são as principais estruturas ao redor das quais as outras partes do motor são construídas. O cilindro é, praticamente, onde toda a ação surge.

Eles são estruturas cilíndricas acopladas ao bloco do motor. No caso de um V8, ficam em duas fileiras paralelas de quatro cilindros, em posição diagonal. É dentro dele que a combustão ocorre, e é a partir desta combustão que o movimento inicia-se.

Válvulas

As válvulas são parte essencial do funcionamento do motor, pois são as responsáveis por seu abastecimento e coordenação. Existem as válvulas de entrada e de saída.

As válvulas de entrada, em um motor, são aquelas que tem a função de inserir ar e combustível na câmara de combustão. Já as válvulas de saída, são aquelas que liberam os gases que sobraram do processo de combustão. Por isso, também são chamadas de válvulas exaustoras. Os dois tipos de válvula são essenciais no processo de coordenação do funcionamento do motor.

Os quatro tempos de um motor V8

Um motor V8 é baseado em uma repetição de quatro ciclos, ou quatro tempos. Cada “tempo” representa uma das etapas que fazem o motor funcionar. Na primeira etapa, o pistão move-se para baixo. Neste momento, as válvulas de entrada abrem-se, permitindo a entrada de combustível e ar nos cilindros. Após a entrada, as válvulas fecham.

Em seguida, com todas as válvulas fechadas, o pistão move-se para cima dentro do cilindro. Quando quase isso, comprimem o ar e o combustível que estão na câmara, colocando-os em alta compressão.

Esta é a fase de compressão, que leva à de combustão. Neste estado de compressão, as velas geram uma faísca, responsável pela ignição dos gases e a combustão que empurra o pistão para baixo e dá força ao motor.

O último “tempo” de um motor V8 é o da exaustão. Ele ocorre quando as válvulas de exaustão são abertos e empurrados para fora do cilindro pelo pistão. Isso expulsa os gases do combustível gasto, liberando espaço para mais um ciclo de quatro tempos, que iniciará com o fechamento das válvulas de saída, e uma nova abertura das válvulas de entrada.

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