Início » Todos os posts » Motos » Motocross: Conheça o esporte

Motocross: Conheça o esporte

O motocross é o esporte do motociclismo em estilo radical e off road da moto. Por ser um esporte off road, significa que a categoria utiliza apenas pistas de terra ou alternativas ao asfalto – ao contrário do que ocorre em corridas de motovelocidade.

O motocross é considerado um esporte radical, de maneira geral, pois é extremamente arriscado e exige uma disposição física e preparo muito grande de seus pilotos. O tipo de pista oferece um impacto muito grande para os pilotos e para as motos, e os movimentos bruscos geram uma quantidade altos níveis de força G.

Por isso, nenhuma categoria de motocross costuma ter provas com tempos superiores a uma hora. Tamanho desgaste, somado a todos os equipamentos de segurança que superaquecem o competidor, exigem que ele esteja logo em segurança.

Conheça os principais tipos de prova de motocross:

Rali Motocross

As provas no estilo rally funcionam como uma corrida em pistas de alta dificuldade. Os competidores correm por determinada quantidade de voltas, ou por determinada quantidade de tempo somada a algumas voltas, e quem fizer o percurso mais rápido – e chegar antes – é o vencedor da prova.

Existem diferentes regras para este tipo de corrida, e a quantidade de obstáculos pode variar de acordo com o percurso. As categorias geralmente variam em relação à idade do piloto e à potência da moto.

Motocross

Normalmente, há muito mais categorias em provas de motocross do que em provas de motovelocidade, pois a pequenas diferenças em pesos, modelos e cilindradas, são mais sensíveis nas provas off-road. Este tipo de prova também pode ser chamado de TT Trial.

Motocross Enduro

À primeira vista, as provas de enduro podem parecer muito com as provas de TT Trial. Na prática, as pistas costumam ser iguais, o que faz os desavisados pensarem ser uma prova igual à outra.

Na realidade, enquanto as provas de rally funcionam como uma corrida, as provas de enduro são um teste de regularidade de longo prazo. Cada pista tem um tempo de execução previsto, e um traçado aceitável. Os pilotos, por sua vez, tentam seguir o trajeto e terminar todas as voltas dentro do tempo estimado.

Pilotos que cometerem erros, ou atrasarem o término da prova, recebem punições, que são somadas a cada volta. No fim da prova, o piloto com menos punições por falhas ou atrasos é o vencedor final. Aquele que levar menos tempo para fazer as provas, ou que terminar a corrida antes, não é necessariamente o vencedor da prova de enduro.

Motocross Freestyle

O Freestyle, como o próprio nome indica, é uma categoria menos rígida. Diferentemente das outras, não há corrida, ou percurso a ser completo. Neste caso, a prova é acrobática: os pilotos saltam com a moto por uma rampa ou um percurso propício para as acrobacias, e realizam manobras radicais, que são avaliadas por um grupo de árbitros.

O vencedor de um evento de Freestyle é o piloto que acumular mais pontos. A pontuação baseia-se, assim como em outros esportes acrobáticos (como ginásticas e provas de natação acrobática, por exemplo), em critérios como complexidade das acrobacias, qualidade da execução e estilo.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos