O primeiro veículo da marca Mercedes-Benz que veio com a tecnologia que a EQ possui é o Mercedes EQC 2020. Ele traz design bem parecido com seu pioneiro, além de cores muito utilizadas pela marca.
Tanto por dentro como por fora, o modelo vem com um design de luxo ao estilo progressivo, combinado com a beleza dos elementos analógicos e digitais, além, é claro, do encaixe perfeito do físico e intuitivo no design.
Devido às proporções do EQC, ele acaba sendo visto como um SUV, tendo tejadilho mais alargado, com layout de suas janelas com cintura baixa e a traseira coupé. Diante disso, fica posicionado como um SUV coupé e um SUV.
Um grande detalhe que marca o modelo está em sua frente, que mostra a superfície grande de seu painel escuro, evolvendo a grelha e faróis. Essa é a primeira vez em que um painel na cor preta vem delimitado do topo acima da fibra ótica, deixando a ligação visual das lâmpadas de circulação diurna ao estilo lanterna.
Além disso, pela noite, o veículo fica com a luz na horizontal de forma quase que ininterrupta. Usando ainda a personalização de preto com alto brilho, estão os tubos dos faróis MULTIBEAM LED e suas caixas internas.
Com todo esse contraste de cor, o veículo torna-se de forma discreta parte da família EQ: possuindo listas em tons azuis com fundo preto e lettering MULTIBEAM da mesma forma, em tonalidade azulada. A parte interna do EQC possui alta qualidade, sendo o pioneiro que possui um visual eletrônico ao estilo vanguarda.
Como exemplo disso podemos citar o painel de instrumento com seu contorno nervurado, sendo bem parecido com as nervuras de refrigeração de um amplificador hi-fi. O Mercedes EQC 2020 possui, portanto, o painel de instrumentos projetado da mesma forma que um cockpit, que é orientado para o condutor.
Dinâmica e eficiência do Mercedes EQC 2020
Por se tratar do primeiro modelo com tecnologia superior da fabricante Mercedes-Benz, o modelo EQC veio com seu desenvolvimento de sistema de tração completamente novo. Ele possui transmissões elétricas compactas em cada eixo. Isso gera para o EQC a condução de uma tração integral.
A fim de diminuir o consumo de energia e aumentar a dinâmica, suas transmissões elétricas também contam com uma configuração diferente.
Já no caso do motor elétrico em sua parte frontal, ele passa a ser otimizado para se tornar muito eficiente durante a pausa de carga média a baixa, e durante esse processo o traseiro é quem comanda o dinamismo.
Isso tudo faz com que seja gerada uma potência de 300 kW (408 CV) e um máximo de 765 Nm. Além disso, usando inúmeras medidas, os engenheiros da empresa conseguiram aprimorar o conforto sonoro.
Sendo assim, os motores passam a ficar de forma isolada em montagens de borracha em dois pontos: sendo um no local no qual o motor é conectado ao chassi e o outro no local no qual o chassi está conectado à carroceria, o que faz com que o veículo seja muito silencioso.
Carregamento flexível e rápido
Por ser algo comum na marca, o EQC possui a bordo um carregador (OBC). Esse modelo é refrigerado com água e possui a capacidade de 7,4 kW. Isso o torna adequado para ser recarregado tanto em residência como em lugares que possuem recargas públicas, o que é essencial para um carro elétrico de última geração.
O detalhe é que realizar o carregamento de seu veículo em uma Mercedes-Benz Wallbox é bem mais rápido que em uma tomada doméstica.
O recarregamento pode ser ainda mais ligeiro que isso se for DC, sendo o padrão para o EQC. Um exemplo disso é via CHAdeMO no Japão ou Grã Bretanha e via CCS (Combined Charging Systems) na Europa e nos EUA.
Dependendo de como estiver o status de sua carga, o EQC poderá ter seu recarregamento em uma saída que possua no máximo 110 kW desde que esteja em um local com carga apropriada. Com quarenta minutos de carga, a bateria pode passar de 10 a 80% de carga.
Segurança ativa e passiva
O Mercedes EQC 2020, em relação ao sistema de assistência de condução, possui a última geração que a marca detém.
O serviço Driving Assistance possui novas funções, sendo a velocidade ajustada quando o veículo passa a se aproximar um engarrafamento. Sendo assim, o Active Distance Assist DISTRONIC, quando detectado, passa a reduzir para uma velocidade de 100 km / h para prevenção de acidentes.
Em relação à segurança passiva, o EQC consegue atender até os requisitos mais altos de segurança. Além de possuir o programa que faz o teste de colisão, a empresa ainda aplica testes de segurança específicos para bateria e tudo que possa transportar corrente elétrica.
Esse novo veículo possui uma estrutura com adaptação que atende as exigências especiais da bateria e seus componentes elétricos.
Já seu armazenamento elétrico fica cercado em estrutura estável, podendo absorver a energia. Não obstante, por possuir uma proteção na parte da frente da bateria, passa a conseguir impedir que haja perfuração na unidade de armazenamento de energia.
Testes pelo mundo
Foram lançados no mercado cerca de 200 veículos de pré-produção e protótipos do Mercedes EQC 2020 para testes. Eles passaram por quilômetros de testes na África, Ásia Europa e América do Norte. Além disso, o programa realizou mais outros testes individuais.
Assim como os demais veículos da marca, o Mercedes EQC 2020 passou por seu programa de testes que é muito exigente. Ele também precisou passar por vistorias especiais devido a seus equipamentos elétricos, interação dos componentes e a bateria.
Nesse processo, foram observadas muitas descobertas pelos profissionais do programa. Elas foram usadas tanto na tecnologia da construção do carro como em simulações, como por exemplo de como ele iria se sair em colisão, NVH e aerodinâmica, além de vibração, ruído e aspereza.
Produção
Em relação à produção efetiva do novo modelo Mercedes EQC 2020, ela terá início nesse ano na fábrica da Mercedes-Benz localizada em Bremen. A expectativa é a de que o modelo esteja em breve disponível a todos os condutores interessados nessa evolução do automóvel.
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