Está dada a largada para a disputa no mercado brasileiro de scooter de baixa cilindrada. Com fabricação iniciada em dezembro, em sua fábrica de Manaus, e comercialização a partir de janeiro, já está disponível o Honda Elite 125 2019, o novo scooter da líder do mercado e que chega para ser o mais barato.
A Honda lança o Elite quase três anos após ter encerrado a fabricação do modelo Lead 110, até então o seu modelo mais barato. O novo scooter chega com 9,3 cavalos e motor refrigerado a ar, com preço definido para R$ 8.250. Tem suspensão automática CVT e, como seu projeto é da Tailândia, traz o motor e componentes eletrônicos importados junto a peças nacionais, como chassi e partes plásticas.
Pode roubar espaço de seus irmãos
De acordo com informações de diretores da fábrica japonesa, fornecidas durante encontro com a imprensa para o lançamento do produto, a Honda espera vender entre 15 mil e 20 mil unidades ainda neste ano. Como comparação, o PCX 150, scooter também da Honda e líder do mercado brasileiro, fechou o ano passado com 31 mil unidades vendidas.
O vice-líder em vendas, o Yamaha Neo 125, ficou muito atrás, com 10,5 mil unidades vendidas ano passado. Como se vê, os veículos da Honda lideram com folga esse setor e o novo Honda Elite 125 2019 vem buscar seu espaço no segmento, onde deve roubar alguns compradores de seus próprios irmãos, além da concorrência.
Com estilo mais moderno, traz vantagens
Os preços indicam que, em certa medida, haverá essa autofagia no mercado. É claro que o novo scooter, pelas suas qualidades, também vai tirar alguns motoristas de carros do trânsito, especialmente os que já estão cansados dos pesados engarrafamentos nos centros maiores. Mas, a migração de outras motos de pequena cilindrada parece ser inevitável.
A Honda Biz 125 é uma das que deve perder consumidores para o Elite 125. Em primeiro lugar, porque tem câmbio automático, contra o semiautomático com 4 marchas da Biz e apresenta estilo mais moderno e atraente.
Entra para logo ganhar mercado
Além disso, enquanto a Biz 125 sai por R$ 9.590, o Honda Elite 125 2019 é 14% mais barato. Também deve roubar mercado do outro scooter da marca, o PCX 150, que ao preço de R$ 11.272 sai exatos 36,6% mais caro. Os atrativos do scooter que está agora chegando ao mercado indicam que a autofagia será inevitável.
Com relação a seus dois concorrentes diretos, o novo da Honda também leva ligeira vantagem. O Yamaha Neo 125 UBS custa R$ 8.290 e o Suzuki Burgman 125 sai por R$ 8.280. Como ainda tem a força da marca líder de mercado, o Honda Elite 125 2019 tem tudo para manter a dianteira junto à concorrência.
Painel tem boa visualização, dia e noite
Com tanque para 6,4 litros de gasolina, o Honda Elite 125 2019 pode fazer até 53,9 quilômetros com um litro de gasolina, de acordo com performance aferida pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul. Em área urbana, o consumo aumenta e chega à média de 38,5 quilômetros por litro. Embora o velocímetro indique 100 km/h, alcança a máxima de 93 km/h.
O bagageiro, sob o banco, leva o equivalente a 18 litros de bagagem ou um capacete de qualquer tamanho. O painel é simples e apresenta boa visualização, tanto de dia quanto à noite.
Opção é pela simplicidade
E exatamente por primar pela simplicidade, o novo scooter da Honda não possui porta luvas com chaves. Possui apenas um recipiente aberto para a colocação de objetos, como celular ou pequenos pertences. É importante, entretanto, não esquecer deles ao estacionar o veículo.
Também não possui tomada para recarga de celulares. Tudo prima pela simplicidade, assim como a refrigeração a ar, ao contrário do Lead, que era a líquido. A suspensão apresenta boas respostas e não dá para reclamar de seu sistema de iluminação, com faróis e luzes em LED e uma boa lanterna traseira, com visibilidade interessante.
Algumas características do Elite 125
Algumas das principais características e informações a respeito do novo Honda Elite 125 2019 liberadas pela fábrica japonesa destacam:
- O motor é de 1 cilindro, com 124,9 cc
- Traz câmbio automático CVT
- Tem potência de 9,34 cv e torque de 1,05 kgfm
- Suas luzes são de LED
- Tanque para 6,4 litros
- Traz um simples painel digital
- Com freios do tipo CBS
- Vem nas cores azul, branco, vermelho e preto
- O assento tem 772 mm de altura
- E bagageiro para 18 litros sob o assento
Setor de scooter está em recuperação
Segundo as informações obtidas junto à Abraciclo, que é a Associação dos Fabricantes de Motos e Motociclos, as vendas de motos e scooters estão em recuperação no País e foram muito bem no ano passado. Até novembro, as vendas de scooters chegaram a 62,1 mil unidades, que se constitui em recorde para 11 meses e 16,5% superiores a 2017.
O Honda PCX 150 é o líder de vendas, seguido de longe pelo Yamaha NMax 160 e Neo 125. Além desses, o mercado nacional ainda dispõe, nesse segmento, das marcas Suzuki, Dafra, Kymco e Haojue.
Ágil nas saídas e boas acelerações
A Honda se esforçou para trazer um visual mais moderno para o seu Elite 125, buscando diferenciá-lo do Lead, que é mais convencional. As rodas são pequenas, lembrando alguma coisa de veículos anteriores, com 12 polegadas na dianteira e 10 polegadas na traseira. Para observadores, isso indica que a Honda busca mesmo o público urbano para o seu novo scooter, embora ele também vá bem nas estradas.
A fábrica oferece garantia de três anos, como já acontece há alguns anos. Ágil nas saídas e bastante econômico, mostrou boas acelerações em retomadas e boa condução entre os carros, em vias urbanas.
Quando acionados, freios respondem bem
Para as boas retomadas em acelerações, a própria fábrica explica que isso foi obtido graças à colocação do bico injetor de gasolina mais próximo à válvula de admissão. Isso melhorou a eficiência nas arrancadas, pois fica bem semelhante a uma injeção direta. O freio a disco na dianteira e a tambor na traseira também mostraram-se eficientes.
Uma característica interessante do Honda Elite 125 2019 é que, caso o piloto pressionar apenas o freio traseiro, também o dianteiro recebe resposta e torna mais eficiente a parada, reduzindo a distância de frenagem. O que, evidentemente, mostra maior segurança ao condutor e seu eventual carona. Tudo isso, portanto, já está nas concessionárias à sua disposição.
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