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Honda CG 160 Titan 2017: Análise, mudanças, preço e fotos

Já lançada no mercado nacional, a Honda CG 160 Titan 2017 chega com novo preço e poucas mudanças. Alguns aperfeiçoamentos visuais e escolhas estéticas marcam o modelo 2017 como uma motocicleta de manutenção.

O propósito é manter a moto mais vendida do país sempre atualizada, para não sofrer com transições geracionais da concorrência. Confira o que há de novo (e de não tão novo) no modelo:

Apenas mudanças visuais

As mudanças da CG 160 Titan 2017 são essencialmente visuais e periféricas. Não dizem respeito a grandes modificações no modelo, mas a pequenas adaptações que o tornam mais refinado para o gosto do mercado.

Honda CG 160 Titan 2017
Honda CG 160 Titan 2017

Pode-se apontar três mudanças mais óbvias no modelo. A primeira é a disponibilidade de novos grafismos para o modelo. Em novas cores e desenhos, eles buscam combinar melhor com a carenagem, reforçando as linhas através de jogos de cores.

A segunda mudança está em uma carenagem mais esportiva. Em especial, o desenho do tanque foi o mais afetado. Ele torna-se mais agressivo, passando uma ideia de ímpeto. Sua inclinação em direção à dianteira é maior, indicando agressividade à CG 160 Titan 2017.

Em um pacote de mudanças estéticas, não pode faltar, é claro, a rabeta. A questão é polêmica até mesmo na moto mais vendida do Brasil. Ao que tudo indica, a Honda acertou: tripartida, com laterais na cor da moto e alças de alumínio, a parte parece bem integrada ao modelo.

Mecânica mantida

Nada muda no aspecto mecânico. O monocilíndrico bicombustível de 162,7 cilindradas é mantido. É o mesmo modelo das versões anteriores, capaz de entregar em torno de 15 cavalos de potência.

Honda CG 160 Titan 2017 traseira
Honda CG 160 Titan 2017 traseira

O sistema de injeção eletrônica da Honda continua sendo utilizado na CG 160 Titan 2017, assim como a transmissão de cinco velocidades. Mantém-se, também, a polêmica dos freios. Com o prazo de adoção do ABS em 2019, a CG 160 Titan 2017 continua utilizando freio dianteiro a disco e traseiro a tambor.

É uma escolha difícil para a montadora. A manutenção dos freios obsoletos parece irritar um pouco o público consumidor. Ao mesmo tempo, a troca colocaria em posição desconfortável o preço competitivo do modelo – um dos responsáveis por sua posição de liderança no mercado.

Honda CG 160 Titan 2017: Preço elevado

O preço recebe leve modificação. Os modelos encarecem entre duzentos e trezentos reais no ano de 2017. Embora não represente uma grande mudança percentual, a reação para aumentos sempre pode ser notada. Nada que deva dificultar os resultados da CG 160 Titan 2017, no entanto.

Poucas mudanças não ameaçam posição de liderança

Ao contrário do que muitos poderiam imaginar, a falta de mudanças na CG 160 Titan 2017 não indica fraqueza para a mais vendida do Brasil. Ainda muito atual e com preço competitivo, as mudanças pouco devem afetar a receptividade do público.

Apesar do aumento no preço , seu efeito real sobre o montante total não significa uma grande diferença. Por isso, as mudanças estéticas essencialmente superficiais representam uma mensagem de que a montadora está interessada em manter o modelo atualizado.

É uma espécie de reprodução da ideia de que “em time que está ganhando não se mexe”. O lema é recorrente em diversas montadoras, e – no caso da Honda – ele faz muito sentido.

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