Início » Todos os posts » Carros » História do carro: saiba como surgiram as primeiras máquinas

História do carro: saiba como surgiram as primeiras máquinas

Até chegar aos modelos modernos, que mais parecem computadores sobre rodas, muita coisa aconteceu. Mas tudo começou, na verdade, com uma ideia que sequer saiu do papel: um projeto de triciclo movido a corda, tal qual um relógio, do pintor e inventor italiano Leonardo da Vinci.

Porém, como tantas outras criações complexas, o carro precisou de uma longa – e às vezes lenta – evolução. O automóvel só começou a ganhar vida mesmo 300 anos depois, quando a máquina a vapor foi aperfeiçoada.

Foi assim que o veículo pensado ainda durante a Renascença, no século XV, virou realidade. O que serviu de ponto de partida para que surgisse a carruagem movida a vapor, uma versão do que viria a ser o automóvel, criada em 1769 pelo engenheiro francês Nicolas-Joseph Cugnot.

Nicolas-Joseph Cugnot

No entanto, a invenção não ficou popular da noite para o dia. Primeiro, em 1800, surgiram os ônibus a vapor. Os veículos circulavam pelas ruas parisienses por meio da queima de carvão; eram barulhentos, pesados e cheiravam mal. Nada chique…

A experiência na capital francesa serviu de (mau) exemplo para a Inglaterra, que proibiu os ônibus a vapor, dando prioridade aos trens – que já eram o principal meio de transporte por lá.

Não havia dúvida. Para chegar ao carro tal qual como conhecemos, era preciso mais, muito mais do que carvão. E o salto tecnológico veio com a invenção do motor a explosão, em conjunto com a descoberta do petróleo como forma de combustível, a partir de 1850.

Curiosidades e fatos históricos sobre o surgimento do automóvel

No final do século XIX, dois engenheiros alemães fundaram duas fábricas para disputar o recém-criado mercado de automóveis movidos a gasolina. Seus nomes: Karl Benz e Gottilieb Daimler, considerados os pioneiros do carro moderno.

Benz deu “vida” ao primeiro meio de transporte a fazer uso de um motor a gasolina para se locomover. O automóvel possuía apenas três rodas e foi criado no ano de 1885.

Então, outros exemplares foram surgindo, alguns deles com o que era intitulado na época de “motor de dois tempos”, idealizado em 1884 por Gottlieb Daimler.

Em 1926, os dois engenheiros se uniram, dando origem à Daimler-Benz, que mais tarde viria a se tornar Mercedez-Benz, cujos carros são vendidos até hoje.

Talvez você esteja se perguntando em qual ponto da história do carro entra o famoso Ford. Bem, como você percebeu, os primeiros passos, ou melhor, quilômetros, da evolução do automóvel foram percorridos na Europa.

Até o começo do século XX, os norte-americanos copiavam as novidades tecnológicas desenvolvidas no continente europeu.

Só em 1908, os Estados Unidos entraram na pista. Foi quando o industrial Henry Ford iniciou a produção de carros padronizados em massa.

É claro que antes de alavancar a indústria automotiva, o empresário precisou criar seu primeiro carro, o Ford, por volta de 1892.

Com a produção em série, o carro já não era mais um brinquedinho para os ricos, os privilegiados das classes mais abastadas. O automóvel acelerava em direção a uma nova condição, a de “cavalo da família”, nas palavras de Ford.

E como uma inovação acaba resultando em mais mudanças, a popularização do automóvel levou à construção de ruas asfaltadas e estradas.

Ou seja, influenciou a evolução das cidades, mudou a vida das pessoas, trouxe a modernidade. Tanto é que muitas vezes o século XX foi chamado de “o século do automóvel”. Alguém duvida?

Ao criar a linha de montagem e baratear os veículos, Henry Ford proporcionou um novo impulso ao mercado. Em 1920, metade dos carros do mundo viria a ser um modelo Ford T.

O carro contemporâneo em nada lembra o que era produzido antigamente. Hoje, temos conforto, agilidade, segurança e vários outros itens que foram evoluindo ano após ano. Uma coisa não mudou ao longo da história do carro: ele continua sendo objeto de desejo.

Até breve com mais conteúdo!

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos