Início » Todos os posts » Mercado » Garagem integrada: Conheça essa tendência

Garagem integrada: Conheça essa tendência

Quanto maior é o processo de urbanização e sua consequente diminuição dos espaços particulares, mais importante torna-se saber aproveitar os espaços internos da melhor maneira possível – e este é o propósito da garagem integrada.

Cada vez mais popular em obras arquitetônicas com estilo contemporâneo, a garagem integrada consiste em aproveitar os espaços geralmente amplos das garagens internas – utilizando-se de seu visual comumente rústico para gerar um ambiente interessante de contrastes, voltado para o lazer.

Garagem integrada com Ferrari

Confira quais são as principais tendências de garagens integradas, e quais os tipos de uso que estão sendo dados para elas na arquitetura, neste movimento que valoriza não apenas o carro como algo mais do que um transporte, mas todo o tema automobilístico como parte integrante de um residência.

Garagem integrada: com ou sem carro?

Existem, na prática, duas modalidades de garagem integrada. Uma delas é mais típica, e consiste na garagem que integra-se ao resto do ambiente como um espaço adicional em casos de necessidade. Neste caso, quando mais espaço é exigido para alguma ocasião, retira-se os carros da garagem e aproveita-se aquele espaço como uma área adicional.

Este é um modelo mais típico, bastante utilizado até mesmo fora de projetos arquitetônicos planejados, e funciona como uma opção naturalmente viável para quem possui peças mais ou menos integradas.

O segundo tipo de garagem integrada, com um conceito mais contemporâneo e interessante do posto de vista da integração, é a ideia de um ambiente que funciona como garagem ao mesmo tempo em que é destinado para outras atividades – salão de festas, sala de jogos, espaço gourmet, e, até mesmo, sala de estar – aproveitando-se do estilo da garagem e da própria presença do carro como forma decorativa.

Não é surpreendente que ambientes assim sejam pensados, considerando que as garagens são peças com bastante espaço disponível, geralmente, e que os carros são objetos cada vez mais requintados, com design interessante e presença sofisticada.

Mescla de estilos

Uma das coisas mais interessantes sobre uma garagem integrada, é que ela geralmente apresenta um estilo bastante singular em relação ao resto da casa. A menos que ela tenha sido feita para combinar com as outras peças, ela geralmente possui um visual mais rústico, com materiais mais voltados para a elaboração de um ambiente prático do que um ambiente requintado.

Este é um dos pontos fortes de um garagem integrada: utilizar uma construção mais rústica contrastando com itens de lazer, objetos decorativos e uma utilização que geralmente não faz parte do imaginário popular para aquele tipo de situação.

Principais ideias para sua garagem integrada

Atualmente, a maior parte dos conceitos desenvolvidos para garagens integradas mistura o espaço com lazer ou hobbies que a pessoa pratique. Uma ideia muito interessante para quem possui uma banda, por exemplo, é criar um ambiente real de “banda de garagem”, com espaço para o ensaio e todos os outros acessórios utilizados.

Garagem integrada decoração

Muitas pessoas preferem um ambiente de jogos, com mesa de sinuca, bar e temas relacionados a este ambiente de jogatina e diversão. Outros, preferem espaços gourmet, com churrasqueiras, grelhas e chapas que já não encontram espaço na cozinha.

O importante é aproveitar o ambiente da melhor maneira possível e construir um espaço aconchegante, que atenda a uma demanda que não possuía área física para ser atendida!

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos