Possivelmente em mudanças de meia idade, o Ka+ 2018 – sedã do menor hatch da Ford – deve chegar ao Brasil com um série de novidades. As mudanças de meia vida ocorrerão junto ao modelo hatch, e traz como principais novidades as trocas de motorização.
Entre os carros mais vendidos do país, tanto o Ka quanto o Ka+ 2018 recebem bastante atenção da montadora para manter as boas vendas. As mudanças visuais para o Ka+ 2018 ainda não são especuladas de forma segura, considerando que a Ford não liberou nenhum tipo de conceito esperado. Estima-se que, no exterior, as atualizações sejam bastante conservadoras, considerando que o modelo já possui boa aceitação.
A boa notícia é que o Ka+ 2018 deve continuar a ser fabricado em território brasileiro, o que garante certa competitividade. O modelo deve contar com certos benefícios desde suas versões mais básicas para fazer frente às propostas de “completo e barato” de compactos que buscam maior mercado.
Confira o que deve chegar com o Ka+ 2018, e quais são as principais novidades especuladas:
Quais mudanças esperar no Ka+ 2018?
Entre as principais mudanças previstas para o Ka+ 2018, assim como a versão hatch, estão diferenças na motorização e atualizações visuais leves. No caso do hatch, aposenta-se a versão de duas portas, como já era de se esperar. A decisão, por óbvio, não influencia na linha sedã, que sempre foi oferecida em quatro portas.
Visualmente, a troca de faróis, possivelmente adotando LED, e alguns novos detalhes exteriores devem ser todas as mudanças. Por dentro, espera-se um pouco mais de itens para fazer frente a marcas que apostam mais na competitividade para obter uma parcela do bom mercado dos compactos.
Possibilidade de atualização sob o capô
É justamente sob o capô que as principais mudanças do Ka+ 2018 devem acontecer. Enquanto a notícia para a versão hatch é a adoção de um novo sistema de câmbio automático, a notícia só importa para o sedã se a escolha for generosa. É o caso de um câmbio como o Powershift, que seria uma vantagem em relação ao sistema do Prisma. A escolha, no entanto, poderia gerar confusão com uma aproximação excessiva em relação ao Fiesta Sedã.
A grande novidade, no entanto, deve ser – finalmente – o tricilíndrico de nova geração. O modelo deve ser mais econômico e mais potente, bastante otimizado em relação ao modelo atual. Na Europa, sabe-se que o Ka (sedã e hatch) contarão com um motor 1.4 movido a diesel.
Considerando a aposentadoria do 1.5 da Ford por aqui, a opção possivelmente não terá nenhuma equivalência no Brasil. O que pode ocorrer, por outro lado, é a adoção do motor 1.6 para a versão mais esportiva do modelo.
Versão nacionalizada conta com equipamentos mais genorosos
O Ford Ka+ 2018, como já mencionado antes, contará com opções melhor equipadas em sua linha. A intenção é poder competir com modelos mais avançados da concorrência e, ao mesmo tempo, não perder mercado para opções completas de custo mais baixo – como é a estratégia de alguns chineses, por exemplo.
Para isso, provavelmente contará com a terceira geração do sistema Sync da Ford, expresso em um tela de 8 polegadas – possivelmente a maior do segmento. Isso dá um novo tom à linha Ka, na intenção de obter mais espaço entre Onix e HB20.
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