Ainda surfando na boa receptividade do novo desenho, o Ford EcoSport 2019 manteve suas linhas modernas e investiu em recursos tecnológicos e aumentar as vendas. A montadora espera que esta nova versão do SUV compacto ajude a recuperar posições no ranking de vendas que o EcoSport liderou por alguns anos, mas que ultimamente oscila entre a quinta e sexta posição.
Além do visual, o consumo e a potência costumam ser outros pontos elogiados pelos primeiros compradores do veículo. Resta saber se isto será suficiente para equiparar o veículo com seus concorrentes cada vez mais equipados e para agradar os consumidores exigentes desta categoria.
Vamos conhecer as versões e novidades que o EcoSport trouxe. E ao detalharmos os números de desempenho, consumo e ficha técnica teremos um bom parâmetro para avaliarmos se o SUV da Ford está pronto para esta briga que só tende a aumentar com os próximos lançamentos.
Ford EcoSport 2019: versões e preços
O Ford EcoSport 2019 está sendo comercializado em oito versões que custam entre R$ 69.990 e R$ 105.2090. As configurações disponíveis para comercialização são:
- Ford EcoSport SE 1.5 manual – R$ 78.990
- Ford EcoSport SE 1.5 aut. – R$ 84.990
- Ford EcoSport FreeStyle 1.5 manual – R$ 85.890
- Ford EcoSport FreeStyle 1.5 aut. – R$ 91.890
- Ford EcoSport Titanium 1.5 aut. – R$ 103.890
- Ford EcoSport Storm 2.0 4×4 aut. – R$ 108.390
Os novos valores cobrados tendem a ser um dos principais argumentos de comparação entre o Ford EcoSport 2019 e seus principais concorrentes. O SUV promete entregar conforto e desempenho suficientes por um preço menor que a concorrência.
Ford EcoSport 2019: design
O visual consagrado do SUV foi mantido, porém algumas novidades estéticas conseguiram oferecer um aspecto mais moderno ao desenho do carro. A ausência do estepe na tampa do porta malas (na versão Titanium) é uma novidade, que ajuda a diferenciar o novo EcoSport das versões antigas.
Outro aspecto que não teve alteração e divide opiniões é a abertura lateral da tampa traseira. Os críticos dizem que o recurso não é prático, já os fãs dizem que esta característica ajuda a dar uma identidade única ao SUV. E você o que acha da tampa traseira do Ford EcoSport 2019?
Externamente a principal novidade do Ford EcoSport 2019 fica por conta da nova grade frontal. Ela agora conta com uma pintura fosca cinza e seu formato trapezoidal é formado por um fundo no formato de colmeia. Os faróis ficaram mais estreitos dando um aspecto mais agressivo ao veículo. A iluminação em LED translúcida proporciona um aspecto interessante mesmo quando os faróis estão desligados.
Internamente as cores do acabamento interno variam entre o cinza e o bege do couro (na versão Titanium), o resultado final é de um aspecto moderno. O painel de controles também ganhou atenção recebendo um novo desenho. As rodas da versão FreeStyle são de 16 polegadas e recebem uma pintura em cinza que dá um aspecto mais sóbrio ao desenho.
Ford EcoSport 2019: motor, consumo e desempenho
O desempenho e a economia de combustível proporcionada pelo motor fazem com que o Ford EcoSport 2019 tenha uma boa relação de custo e benefícios. O novo câmbio do SUV destaca-se por proporcionar uma maior precisão e suavidade na troca de marchas.
Agora somente a versão topo de linha (Storm) conta com o motor 2.0, as demais versões dispõem do motor 1.5 que é mais econômico e apresenta um bom rendimento. O motor 2.0 entrega uma potência de 176cv com torque de 22,5 kgfm. Já a potência do motor 1.5 é de 137 cv e 16,2 kgfm. Não é um desempenho surpreendente mas atende as necessidades do carro.
A aceleração obtida pelo carro é de 11,8 segundos para sair de 0 e chegar à 100km na versão com motor 1.5 e de 9,5 segundos para ter o mesmo desempenho com 2.0 de motorização. Em ambos os casos a velocidade máxima que o SUV compacto alcança é de 180 Km/H.
As médias de consumo de combustível ficam assim na cidade:
- 8,3 km/litro no etanol e 11,6 km/litro na gasolina (motor 1.5)
- 6,1 km/litro no etanol e 8,8 km/litro na gasolina (motor 2.0)
- Já na estrada, o rendimento do consumo fica um pouco melhor:
- 9,0 km/litro no etanol e 13,1 km/litro na gasolina (motor 1.5)
- 8,3 km/litro no etanol e 12,0 km/litro na gasolina (motor 2.0)
Com o preço nas alturas, economizar combustível virou prioridade, e o rendimento dos motores Ford com certeza é um bom argumento de vendas na hora de se comparar com outros SUVs que competem pelo mesmo tipo de consumidor.
Ford EcoSport 2019: conforto e recursos tecnológicos
Os principais atrativos do Ford EcoSport 2019 estão no conjunto de itens de série oferecidos pela montadora. Os principais itens são central multimídia com tela de 8 polegadas, sistema de som da Sony, bancos de couro, teto solar, ar condicionado digital, chave com sensor de presença, todas de 17 polegadas em liga leve e faróis xenônio com luzes de LED diurnas.
Visando oferecer mais comodidade ao motorista e passageiros, o carro oferece também porta-luvas climatizado, 20 porta-objetos e entradas USB junto ao câmbio. Oferecendo uma boa “pegada” e bons recursos multifuncionais, o volante mostra-se um dos destaques do carro.
E para melhorar a segurança do SUV compacto a Ford disponibilizou sete airbags, sensor de detecção do ponto cego, sensor de chuva, controles de tração e estabilidade, sensor de estacionamento e fixador de cinto padrão ISOFIX. Estes recursos ajudam na dirigibilidade e confiabilidade do carro. Os ajustes que a montadora fez na suspensão também ajudaram a melhorar a performance do carro em diferentes tipos de piso. Este pode ser um fator de desempate na hora da escolher o próximo carro.
A versão Titanium do Ford EcoSport 2019 oferece um recurso interessante que auxilia na retirada do estepe e na hora de trocar os pneus: o ajuste da configuração dos freios, suspensão e direção elétrica.
Ford EcoSport 2019: ficha técnica
As principais informações técnicas do Ford EcoSport 2019 são:
- Motor – 1.5 3C Ti-VCT Flex de 3 cilindros e 1497 cm3
- Motor – 2.0 Duratec Direct Flex de 4 cilindros e 1999 cm3
- Transmissão – Manual de 5 velocidades ou Automática de 6 velocidades
- Peso – 1.676 Kg
- Altura – 1696 mm
- Comprimento – 4241 mm
- Largura – 2057 mm
- Entre eixos – 2521 mm
- Freios dianteiros – Ventilados
- Freios traseiros – Tambor
- Direção – Elétrica
- Suspensão dianteira – McPherson independente com barra estabilizadora
- Suspensão traseira – Eixo de torção
- Rodas – 16 ou 17 polegadas em Liga Leve
- Pneus – 205/60 R16 ou 205/50 R17
- Tanque – 52 de capacidade
- Porta-malas – 362 Litros de capacidade
- Capacidade de Carga – 433 Kg (versão 1.5) e 391 (versão 2.0)
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