Início » Todos os posts » Carros » Financiamento de carro: Vale a pena?

Financiamento de carro: Vale a pena?

Na hora de investir em um carro novo, além de todas as dúvidas que surgem com a questão, o método de pagamento é outro problema. Financiamento de carro e pagamento à vista representam valores finais muito diferentes, mas nem sempre é possível adquirir o bem à vista.

Algumas perguntas e reflexões são essenciais para fazer uma escolha consciente. Na ponta do lápis, o financiamento nunca joga a favor do comprador, e só vale a pena de verdade, quando não gastar todo o valor do carro irá destinar o valor para investimentos com taxa de retorno maiores do que a taxa de juros.

No entanto, nem sempre é possível esperar até que tudo seja economizado para comprar o veículo. Confira alguns pontos importantes para saber a se vale a pena realizar o financiamento do seu carro novo, e o que você precisa saber para conseguir valores melhores

A lenda do investimento em um carro

É comum que pessoas, especialmente aquelas de gerações mais antigas, pensem que adquirir um carro é um investimento em qualquer situação. A verdade é que, na maioria das vezes, a compra de um carro é um gasto.

São muito específicas as situações nas quais a compra de um carro gera um retorno financeiro sobre a situação atual, então é importante que você interprete a compra como um gasto. Mesmo você tenha motivos e que seja importante, não se engane, pois isso pode levar a gastos maiores do que você pode arcar.

Com ou sem entrada?

Essa é uma questão importante. Entradas significativas podem fazer muita diferença na taxa de juros, e mudar muito o preço final do carro financiado.

Algumas vezes, inclusive, pode compensar fazer um empréstimo menor para oferecer uma entrada razoável e financiar o resto do valor a taxas menores. Você deve fazer simulações para saber a diferença das taxas e preços nestas situações, e ter certeza de que não irá escolher uma opção de pagamento que poderia ter sido melhor planejada.

Parcelas: cuidado com o comprometimento

Financiamento de carro é uma nova conta que consome parte do seu dinheiro todos os meses. Você precisa se certificar de que esse custo não irá prejudicar sua saúde financeira.

O recomendado por economistas é que o custo da parcela nunca ultrapasse 25% da sua renda mensal. Para pessoas que já arcam com aluguéis muito altos, é necessário restringir ainda mais a participação mensal.

Financiamento é um relacionamento longo

Financiar um veículo exige estabilidade. Um financiamento de carro em 24 parcelas, por exemplo, exige que você saiba se ainda poderá arcar com o mesmo custo dentro de 24 meses.

Também é necessário considerar que, além do custo do financiamento, há uma série de outros custos agregados (como combustível e seguro), que são adicionais para quem ainda não possui carro.

Financiamento ou consórcio?

Na maioria dos casos, consórcios oferecem taxas bem melhores do que financiamentos de bancos e montadoras. No entanto, você precisa contar com um pouco de sorte para ser sorteado logo, e se há pressa na compra do carro, o consórcio pode não ser uma opção.

Se houver disponibilidade para uma entrada relevante, alguns especialistas recomendam entrar no consórcio e oferecer o valor de entrada como lance logo nos primeiros meses do serviço.Se puder esperar este tempo, o valor final do carro costuma ser menor do que o financiamento direto, até mesmo porque algumas taxas são abatidas ao se adiantar o valor do lance.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos