Início » Todos os posts » Dicas » Como lavar o carro? Dicas e técnicas

Como lavar o carro? Dicas e técnicas

Você certamente sabe que lavar o carro é um sinal de cuidado, prolonga a vida e a beleza da pintura e, sobretudo, dá uma boa impressão sobre o seu asseamento. Obviamente, a opção mais fácil é simplesmente mandar o veículo para a lavagem, sem preocupar-se com o trabalho duro.

Há, no entanto, aqueles que prefiram realizar um banho caseiro – seja por uma questão de gostar de estar em contato com o veículo, ou para poupar algum dinheiro com os custos cada vez mais alto para lavar o carro.

Como lavar o carro

Se este é o seu caso, a boa notícia é que preparamos algumas dicas sobre como lavar o carro da maneira mais eficiente e segura possível, para que você não cometa erros de principiante e, sobretudo, tenha um resultado profissional na limpeza:

Nova regra: leia as embalagens

Este será nosso primeiro passo, e você precisa prometer que vai fazer isso a partir de hoje. Insistimos recorrentemente em não ler a embalagem dos produtos que usamos para lavar nossos carros. O problema é que a maior parte deles é recheada de químicos de efeitos poderosos e úteis para certas coisas, mas com capacidade de arruinar outros tipos de material.

O que funciona perfeitamente bem para um tipo de roda pode simplesmente acabar com o brilho de uma roda de outra liga, por exemplo. Esse tipo de acidente pode ser completamente evitado se você simplesmente desenvolver o hábito de ler a embalagem!

Entenda que nem toda lavagem é igual

Algumas vezes, passar uma pouco de água e sabão no lava jato e secar o veículo será suficiente. Em outras, você precisará polir e encerar o veículo. É inevitável – lavar o carro da forma correta exige avaliar qual tipo de limpeza ele precisa naquele momento.

Isso envolve planejamento: quando você começar a lavar o veículo, é importante que tenha todos os materiais necessários à mão para evitar que o serviço fique pela metade.

Os materiais corretos

Lavar o carro não se resume a jogar água sobre o veículo. A intensão é remover sujeiras e materiais da lataria, para evitar que grudem e causem problemas ao veículo. Por isso, sabão é importante – mas não todo tipo de sabão.

Muitas pessoas usam detergente comum para louças para limpar o carro. Não faça isso. O material de sua louça é diferente do material da carroceria do seu carro, obviamente, e é necessário utilizar um produto que seja específico para ele.

Limpe por etapas

Inicialmente, use apenas água para remover as sujeiras maiores e pedaços grudados. É importante que essas partes tenham saído da carroceria antes que você passe panos ou esponjas, pois eles podem gerar pequenos arranhões na pintura.

Como lavar carro gastando pouca água

Depois, com o grosso já retirado, é a hora do sabão – sempre cuidando para não utilizar materiais que marquem o exterior do veículo, nem usando força excessiva, que pode gerar o mesmo efeito. Em seguida, mais uma etapa com água para retirar o sabão e secar o veículo com panos limpos concluirão a limpeza básica.

Lembre-se de utilizar sempre panos limpos e macios para secar o carro. Utilizar um pano sujo obviamente não faz nenhum sentido, e panos com fibras muito duras podem marcar a pintura do veículo. Se possível, adquira panos especiais para limpar carros, que costumam ser menos abrasivos.

Polir e encerar

Muitas pessoas preferem que seu carro seja polido e encerado por profissionais, enquanto outros gostam de fazer o trabalho por conta própria. O importante é que o veículo receba este tratamento, que é uma espécie de equivalente a passarmos cremes e protetores solares em nossa própria pele para evitarmos exposição ao ambiente.

Procure por produtos que sejam adequados para o tipo de pintura e para a coloração do seu carro. Como fazer isso? Lendo a embalagem, como falamos na primeira dica!

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos