Se você é daqueles amantes incondicionais do modelo, não espere muito em termos de reestilização externa do novo Chevrolet Tracker 2019. Como este SUV já passou por remodelações em 2017, as novidades agora são mais no seu interior e, também, eletrônicas para integrar mais o motorista ao carro, especialmente através da central multimídia MyLink.
A grande novidade, mesmo, é o surgimento da linha Premier, com um nome mais sofisticado para substituir a LTZ. Também esta chega com uma série de novidades importantes, como os controles de tração e estabilidade, além de um assistente de partida para rampas, itens antes não ofertados nem mesmo entre os opcionais.
Opcional contra colisão frontal
É claro que essas novidades vão exigir um pouco mais em desembolso, até mesmo porque existem mais algumas novidades eletrônicas embarcadas e que chegam a trazer mais conforto e segurança na dirigibilidade.
É o caso da partida no motor sem a chave, teto solar que ganhou acionamento elétrico, câmera de ré agora na tela da central multimídia, faróis equipados com tipo projetor de luzes em LED para condução diurna, sensor de estacionamento na traseira, ponto cego com alerta e o banco do motorista, que agora ganhou ajuste lombar elétrico.
Isso sem falar que bancos e interior têm acabamento em couro, o que dá mais sofisticação e beleza ao carro.
Além de todas essas novidades, há outra bastante interessante como item de segurança: o Chevrolet Tracker 2019, na nova versão Premier, pode ganhar como item adicional um dispositivo de alerta de colisão frontal.
Eletrônicos ajudam na segurança
Como item de segurança, este sensor é da maior importância em áreas urbanas, mas, principalmente, nas estradas. Quando surge possibilidade de colisão ou que vá exigir frenagens bruscas, o sensor emite um sinal luminoso e sonoro que alerta o motorista. O Premier também pode receber outro sensor, com alerta de mudança de pista de forma involuntária.
Se o carro trocar de faixa na estrada, sem o acionamento do pisca, imediatamente o sensor, colocado logo acima do para brisa, também emite o alerta para “acordar” o motorista para essa irregularidade.
Pode ser o último com atual plataforma
São vantagens que colocam o Chevrolet Tracker 2019 um pouco à frente de seus concorrentes diretos, que não oferecem alguns desses itens.
O Premier também pode trazer como opcional um terceiro sensor, que detecta e avisa o motorista sobre a vinda de outro veículo na perpendicular, assim como há o aviso de ponto cego. Todas essas novidades por aproximadamente R$ 105 mil, um pouco abaixo de concorrentes diretos.
Tudo isso são novidades importantes, até mesmo porque este deve ser o último SUV da GM que sai de fábrica sobre essa atual plataforma. A fábrica norte americana trabalha na fabricação de nova plataforma, mais leve e mais econômica, a ser montada provavelmente em companhia da chinesa SAIC.
Novo Tracker pode sair de Gravataí
O que se fala no mercado é que essa nova plataforma dará espaço a um novo SUV, de nova geração, mais econômico e com mais espaço, de forma especial no bagageiro.
As informações ainda são difusas, mas indicam que a GM fixou a meta de reduzir suas atuais 26 plataformas para algo próximo de quatro. Ou seja, uma revolução, tudo em busca de queda nos custos.
Este novo Tracker, portanto, que deve sair de fábrica entre 2023/4 e deve trazer outro nome, terá a menor das quatro novas plataformas da GM, mas, mesmo assim, um pouco maior que o atual modelo. Ele pode ser fabricado em Gravataí, no RS.
Algumas das novidades já conhecidas
Com essas novas plataformas e sua nova geração de carros, a surgirem em meados da próxima década, a Chevrolet já se prepara para o lançamento de carros elétricos ou híbridos. E é claro que alguns desses carros devem ser SUV, provavelmente já em substituição ao atual Tracker.
Atualmente, como já foi dito, o SUV da GM possui duas versões, a GL e a nova Premier.
Enquanto esses novos modelos não chegam, resta mesmo aproveitar ao máximo as novas atrações do Chevrolet Tracker 2019. Vamos ver algumas das novidades:
- No visual – Como já dito, não são tantas assim as novidades, porque o carro já foi remodelado em 2017. Chega com maçanetas cromadas no interior e por fora na mesma cor da carroceria, rodas de 16 polegadas em alumínio, grade dianteira com detalhes cromados, rack de teto, retrovisores elétricos e alavanca de freio de mão cromado, entre outros itens;
- Quanto ao conforto – computador de bordo, coluna de direção ajustável em profundidade e altura, velocidade de cruzeiro com controlador e comandos no volante, direção elétrica progressiva, etc;
- Itens de segurança – O tradicional alarme antifurto, airbag duplo, luz de condução diurna, freios ABS, sistema para fixação de cadeirinhas de crianças, etc.
Consumo é razoavelmente bom
Com motor 1.4 litro Ecotec Turbo flex de quatro cilindros, com turbocompressor e injeção direta, ele alcança 150 cv a gasolina e 153 a álcool, a 5.200 rpm. Ou seja, não tem mais o antigo motor 1.8 litro. Com isso, as versões do Chevrolet Tracker 2019 mostram-se mais econômicas e com mecânica ligeiramente melhorada.
Com isso, chega a um consumo de 7,3 km/l com álcool e 10,6 km/l nos meios urbanos, alcançando 8,2 km/l e 11,7 km/l em rodagem pelas rodovias. Como possui sistema start/stop, que desliga em semáforos, torna-se um pouco mais econômico.
Quase pronto para desembarcar
O novo Chevrolet Tracker 2019 mantém praticamente intacto o seu peso anterior, de 1.413 kg, o que é um pouco pesado. Mas, mesmo assim, consegue chegar aos 100 km/h em apenas 9,4 segundos.
Como velocidade máxima final, os testes indicaram que vai a 198 km/h. Com a nova plataforma, em desenvolvimento final, o carro deve perder 300 kg e, portanto, pode ter melhoras sensíveis em itens como consumo e velocidade.
Com um modelo claramente inspirado no Chevrolet Orlando, que roda por enquanto apenas para o mercado chinês, o novo Chevrolet Tracker 2019 está pronto para chegar até as garagens nacionais.
A GM ainda não bateu o martelo de quando isso vai chegar. Mas, chega com novidades atraentes para todos aqueles amantes da marca e modelo e que não trocam o Tracker por nada. E eles não são poucos.
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