Embora tenha aparecido no mercado em 2012, pode-se dizer que o Onix 2014 foi o modelo por iniciar um legado mais sólido no modelo. Embora não fosse, na prática, este modelo que alcançaria os primeiros números, ele resolveu uma série de problemas.
A principal solução foi em relação ao gasto de combustível exagerado. O primeiro modelo a chegar ao mercado demonstrou 6,6 km/l de etanol na cidade. Para um carro do tamanho do Onix, é evidente que a marca era um absurdo.
A reconstrução da força ocorreu justamente com o modelo 2014. Mais acertado, equilibrado e econômico, o modelo levaria sua versão 2015 ao topo de vendas.
Um Onix mecanicamente equilibrado
Provavelmente o primeiro grande passo do Onix 2014 foi demonstrado nos testes de pista. O modelo já tinha um visual bonito desde que foi lançado, o que não era um problema. Suas dúvidas estavam na questão mecânica.
Para isso, foi necessário enfrentar nomes já fortalecidos, como o HB20. O grande acerto foi o equilíbrio: na cidade, não era tão leve e responsivo quanto o HB20, mas era mais equilibrado em curvas.
A correção dos níveis de consumo também pareceu agradar o público, que – já interessado no visual – começou a desconstruir a imagem negativa.
O início de um sucesso
O processo de “aceitação” gradual do Onix 2014 ainda levaria cerca de um ano. O modelo iniciou seu sucesso que dura até os dias atuais através de uma estratégia que ele próprio mudaria.
Além de seu apelo visual, a ideia era agradar pelo preço. Com valor atrativo, itens limitados e maior eficiência, o modelo foi capaz de desenvolver-se no gosto do público. Levaria, ainda, alguns modelos para que o veículo pudesse adicionar itens mais sofisticados em seu catálogo.
Motor 1.4 razoável
Entre todas as versões o motor 1.4 do Onix 2014 foi o mais vendido. Apesar do volume, o motor pode ser considerado um pouco fraco para o veículo. Obviamente, para o uso urbano comum ele é adequado e não deixa a desejar.
Não se trata, no entanto, do carro ideal para viagens mais longas, no que diz respeito ao motor. Os concorrentes da mesma época, como o HB20 e o Sandero, por exemplo, ofereciam melhor desempenho – ambos 1.6.
Na verdade, comparando-se com a concorrência, o Onix 2014 oferece a mesma potência que o adversário da Renault – 106 cavalos. O problema está no torque, razoavelmente mais baixo.
Não espere por muitas opções de itens
Ao procurar pelo Onix 2014, é necessário entender que um reposicionamento mais sofisticado do modelo iniciou apenas em 2016. Até então, o carro apostava mais no custo benefício, tentando, de certa forma, reconquistar o público que havia sido perdido durante o Celta.
Por isso, se você está considerando um seminovo e espera por um bom catálogo de periféricos tecnológicos, o modelo pode não ser a melhor aposta. Trata-se, no entanto, de um modelo bem acabado e confortável, mesmo que o espaço interno não seja enorme.
Por que escolher um Onix 2014 hoje?
Para quem busca um seminovo acessível, o Onix 2014 pode ser uma boa ideia por uma série de motivos. Em primeiro lugar, está o valor e o custo de manutenção. Os modelos comprados em 2014 ainda podem estar dentro da garantia, se o dono anterior manteve as revisões em dia. Isso garante maior tranquilidade na hora da compra.
Falando em revisão, a grande quantidade de concessionárias da GM no Brasil pode ser uma facilidade adicional. Em comparação com os principais concorrentes o Onix 2014 certamente está bem avaliado no quesito proximidade da assistência.
Além disso, o modelo possui alta procura, o que indica boas condições de negociação e rotatividade alta. Isso garanta maior facilidade no futuro, quando você quiser vender o veículo.
Comentar