Sem dúvida, a reta final do ano foi acirrada para as vendas do SUV compacto Chery Tiggo 5X 2020. A época marcou uma disputa emocionante pelo posto de mais vendido do Brasil. Entraram na disputa o três vezes campeão Honda HR V e o Hyundai Creta. Além disso, em seus calcanhares estavam o Jeep Renegade e o Nissan Kicks. Os nomes eram seguidos pelo Renault Captur, o Chevrolet Tracker e o Ford Eco Sport.
Assim, entre a sensação desta combate campal, foi posicionado o Chery Tiggo 5X 2020. O modelo da Caoa Chery é o primeiro a ter sua produção cravada em Anápolis, no estado de Goiás. Desse modo, o Chery Tiggo 5X 2020 divide espaço com os utilitários da marca Hyundai.
De fato, o Caoa Chery entrou no mercado na linha de sucessão ao Hyundai Tucson. Afinal, o utilitário substitui o antecessor quando o assunto é papel no mercado e custo benefício. Foi nestes termos que o Chery Tiggo 5X 2020 chegou às lojas no início do ano, custando 86 mil e 990 em sua versão T e 96 mil e 990 na versão TXS. O preço elevado da última garante um modelo mais equipado ao comprador.
Lançamento do Chery Tiggo 5X 2020
Após o lançamento nacional do modelo Tiggo 2, a Caoa Chery segue sua jornada para desmistificar a resistência contra utilitários chineses. A investida da marca veio com apostas altas com o lançamento de seu utilitário Chery Tiggo 5X 2020.
As boas novas da marca chegaram ao território brasileiro e entraram na disputa mais acirrada do mercado nacional. Ou seja, o disputado segmento dos SUVs compactos. Com todas as fichas lançadas ao Chery Tiggo 5X 2020, a ousada Caoa Chery cobiça os clientes mais exigentes do Brasil. Para tanto, a marca buscou trazer para o seu lado os consumidores dos Honra HR-V e Jeep Renegade.
Sem dúvida, o SUV da Caoa Chery concentra suas ofensivas em um preço competitivo. O modelo é marcado por uma mecânica pontual e acertada, com equipamentos de valor e qualidade.
O utilitário teve sua produção realizada na cidade de Anápolis, no estado de Goiás. A linha foi a mesma onde é fabricado o Hyundai ix35 e New Tucson. O utilitário da Caoa Chery está disponível no mercado em duas versões. Isto é, a versão T, de 87 mil e a versão TXS, de 96 mil.
Competição de mercado
Os valores do Chery Tiggo 5X 2020 posicionam o SUV da marca Caoa Chery no mesmo patamar onde estão versões rivais e intermediárias. Isto é, com mecânica mais fraca e de modelo menos equipado. Assim, embora não seja precisamente barato, o custo benefício do Tiggo 5X de fato compensa. Afinal de contas, o utilitário possui equipamentos que constam na lista de modelos com preço mais elevado.
Equipamentos do Chery Tiggo 5X 2020
- Desde a versão T (de entrada), o Tiggo 5X conta com itens tais como:
- Chave presencial;
- Saídas de ar traseira;
- Seletor de modos de condução (Sport ou Eco);
- Piloto automático;
- Retrovisores com aquecimento;
- Controle de estabilidade;
- Rebatimento elétrico;
- Luzes diurnas e lanternas de LED;
- Já na versão TXS, a mais cara do modelo da Caoa Chery, o Chery Tiggo 5X 2020 recebe:
- Rodas de liga leve com aro 18 (na T, é 17);
- Airbags laterais;
- Bancos de couro com ajustes elétricos;
- Soleiras e cortinas iluminadas;
- Teto panorâmico.
A modular e nova plataforma pela qual é construído o Chery Tiggo 5X 2020 é a T1X. A apresentação da plataforma ocorreu no ano de 2016. De acordo com a marca Caoa Chery, a plataforma foi desenvolvida em parceria com a marca britânica Jaguar Land Rover.
Assim sendo, o segmento traz consigo itens atípicos do ponto de vista construtivo. Como, por exemplo:
- Freios a disco (em todas as quatro rodas);
- Suspensão traseira multlink;
- Assistente de descidas (como os 4×4 esportivos);
- Motor 1.5 turboflex de 147/150 cv (g/e);
- Dupla embreagem;
- Seis marchas;
- Câmbio automatizado.
Características e análise
O Chery Tiggo 5X 2020 conta com 2,630 metros entre eixos por 4,338 metros de comprimento. Isto é, no mercado de SUVs compactos, o modelo da Caoa Chery configura um dos maiores. O SUV Honda HR V, por exemplo, conta com 4,29 metros. Contudo, ao contrário do que seria de se pensar, o avantajado tamanho externo não é totalmente refletido no espaço interno. De fato, as dimensões internas do modelo são medianas, com porta malas de trezentos e quarenta litros.
Por outro lado, se a totalidade do espaço interno não impressiona, o mesmo não pode ser dito pelo acabamento. Sem dúvida, o modelo agrada e é bem resolvido. Afinal, a qualidade em geral é superior e não carece de uma variedade de materiais macios. Além da boa textura ao toque, o utilitário também ganha detalhes cromados. Essa combinação tende a superar a excelência de alguns exemplares de marcas mais tradicionais.
Um dos pontos fortes do SUV fica por conta da posição de direção. Afinal, a estratégia permite um acesso fácil aos comandos do utilitário. No entanto, a tela TFT peca em poluir com excesso de informação. Com 4,8 polegadas, a tela do painel de instrumentos certamente poderia ser enxugada para um visual mais limpo. Sem dúvida, ao buscar ser muito informativo, a tela confunde pelo excesso.
O mesmo não pode ser dito do seu intuitivo sistema multimídia. Com nove polegadas, o sistema do Tiggo 5X é fácil de utilizar. Sua interface conta com ícones de tamanho grande, ganhando compatibilidade com o Apple Car Play e Android Auto. Apesar de contar com o botão convencional, o sistema permite controle do ar condicionado do carro.
Consideração final
Os números do Tiggo 5X também não desanimam. Seu torque nas acelerações é ótimo, atingindo 21,4 kgfm, com respostas potentes e imediatas a partir de 1.750 rpm. A eficiência do câmbio de dupla embreagem é comprovada em suas trocas suaves e rápidas em modo Sport. De fato, o último favorece conduções mais esportivas.
No entanto, muito embora o motor e câmbio sejam ágeis, a direção e suspensões proporcionam uma direção tranquila. Afinal de contas, o volante do Chery Tiggo 5X 2020 é de fato leve. Além disso, a combinação contribui em muito para o conforto em passagens irregulares. O que, em última análise, agrega valor ao carro lançado no início do ano.
Comentar