Início » Todos os posts » Carros » Carro seminovo ou 0km: Qual comprar?

Carro seminovo ou 0km: Qual comprar?

Se você está querendo adquirir um carro, ou trocar o atual, deve ter se deparado com uma pergunta cruel e muito recorrente: comprar o veículo seminovo ou 0 km?

Na escolha entre um seminovo ou 0 km, não há uma resposta certa, a menos que você tenha certeza de qual os fatores que mais interessam para você em relação ao seu próximo carro. Muitos preferem investir em um seminovo, para adquirir um veículo com mais tecnologia e conforto, pelo mesmo valor que um 0 km.

Outros indicam que o estado de conservação de um carro totalmente novo compensa o investimento um pouco mais alto em relação ao seminovo do mesmo modelo.

Seja qual for sua prioridade para a próxima compra, confira quais são os prós e contras na disputa entre seminovo ou 0 km:

Garantia

Uma das principais vantagens de se adquirir um carro 0 km é ter a certeza de que a garantia de fábrica estará em dia. Principalmente em um momento onde a indústria automobilística busca reverter a baixa das vendas em função da situação econômica do país, as garantias representam uma vantagem importante para o carro.

Por outro lado, muitos seminovos ainda estão dentro do prazo de garantia integral, e podem ser adquiridos sem perder este benefício. Neste caso, é importante que você confira a documentação do carro, para certificar-se de que as revisões e todos os requisitos necessários para manter a garantia estão de acordo com as regras. Neste caso, comprar um seminovo pode ser uma grande vantagem, dependendo do tempo ainda ativo para o benefício.

Manutenção

Os custos de manutenção de um carro variam muito, de acordo com o tipo de tratamento que será dado à sua mecânica.  De forma geral, em função do desgaste natural da utilização do veículo, a manutenção de um seminovo costuma ser mais cara.

No entanto, algumas montadoras condicionam a sua garantia de fábrica a veículos que só realizem a manutenção em concessionárias oficiais da marca. Neste caso, o custo das revisões pode ser significativamente mais caro do que em outras mecânicas, e a quantidade menor de problemas de um carro 0 km em relação ao seminovo pode ter um custo mais caro.

Portanto, se você tiver um mecânico de confiança, com um preço razoável, pode ser interessante pesar com atenção os custos de manutenção comparada entre as duas modalidades de veículo.

Valor de revenda

Para quem troca de carro frequentemente, ou quer minimizar – tanto quanto possível – a desvalorização de seu veículo para vendas futuras, o valor da revenda é o ponto mais positivo de um seminovo.

Estima-se que um carro novo perca, pelo menos, 15% de seu valor no instante em que é comprado pela primeira vez, pelo simples fato de não ser mais totalmente novo. Na batalha entre seminovo e 0 km, essa desvalorização pode ser o maior inimigo do veículo saído direto da concessionária.

Uso passado

Quando o assunto é carro, um dos maiores riscos da compra de um seminovo está em seu passado: regularização da documentação, acidentes, troca de peças e exposição climática a condições extremas são cuidados que você precisa ter, no caso de um carro que já teve um dono.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos