Início » Todos os posts » Aplicativos » CargoX: Como funciona o Uber dos caminhões?

CargoX: Como funciona o Uber dos caminhões?

Se praticamente todos os setores do mercado foram influenciados por iniciativas tecnológicas, não poderia ser diferente na logística. O CargoX é, mais especificamente, uma plataforma voltada para a carga rodoviária.

Muitos já se referem ao CargoX como o “Uber dos caminhões”. A associação, na verdade, não é injusta. Tanto seu modelo de negócios, quanto os nomes por trás da plataformas apresentam algumas semelhanças.

Saiba tudo sobre a plataforma CargoX, como funciona e quais são suas vantagens:

CargoX: O que é?

O CargoX é uma plataforma que reúne diversos motoristas de caminhão pré aprovados, e mantém-se informado sobre seu paradeiro e status. Quando um cliente solicita o transporte de uma carga, ele mapeia os caminhoneiros que podem realizar o serviço de forma mais eficiente, envia a solicitação e o negócio passa a ser realizado.

CargoX

O empreendimento funciona, na prática, com a mesma lógica do Uber, por exemplo. A diferença é que, ao invés de buscar um passageiro, o motorista irá transportar uma carga específica.

Estima-se uma economia de 30% no valor do transporte, em função do sistema de otimização das cargas e pedidos. Para cadastrar-se, basta o cliente entrar no site e preencher informações básicas.

Todos os motoristas que estão disponíveis para carga são previamente analisados pela plataforma. Isso significa que o usuário pode confiar no prestador de serviço selecionado pelo CargoX.

Investimento multimilionário

Um dos fatores que mais chama a atenção no empreendimento, é o investimento e os nomes envolvidos. Estima-se que, nos próximos anos, a plataforma receba um investimento total de 100 milhões de dólares.

CargoX aplicativo
Aplicativo do CargoX

Se o número parece surpreendente, provavelmente é por que você ainda não conhece os envolvidos na plataforma. São pessoas responsáveis por projetos como o Uber, diretores de empresas globais de logística, e, até mesmo, embaixadores.

É a união de conhecimento em tecnologia, operação e situação política a respeito do mercado logístico nacional. O resultado, como é de se esperar, é eficiência e expectativa de rápida expansão no país.

Economia e diminuição da ociosidade

O CargoX trabalha com três princípios fundamentais: capilaridade, flexibilidade e tecnologia. O que isso significa? Estar em todos os lugares, com fácil acesso de clientes e motoristas, montando ofertas de negócio vantajosas para todos.

A ideia é simples, mas sua aplicação é complexa. Baseia-se em utilizar os mais de cem mil motoristas já cadastrados. A ideia não é que eles trabalhem exclusivamente para a plataforma – pelo contrário. É oferecer novos serviços nos momentos em que o caminhão possui disponibilidade.

Em um mercado onde estima-se que cerca de 40% da capacidade roda ociosa, as chances de aumentar os lucro do caminhoneiro são tão boas quanto as chances de conseguir um transporte mais em conta para o cliente. A ideia é unir as duas possibilidades.

Como ser motorista CargoX?

Para cadastrar-se como prestador de serviço independente dentro da plataforma, é necessário entrar em contato com a equipe. Enviando uma mensagem através do próprio site, inicia-se o processo de seleção.

Nele, será necessário enviar documentações e demonstrar algumas características. É necessário ter caminhão próprio e ser, obviamente, habilitado para o transporte de cargas pesadas. O histórico do motoristas não pode envolver abusos recentes de drogas, nem mesmo crimes que coloquem em risco a confiabilidade do transporte.

Após a aprovação, o motorista está apto a receber as propostas da plataforma, aumentando sua lucratividade.

4 Comentários

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos