Início » Todos os posts » Carros » Confira 5 dicas para viajar em segurança

Confira 5 dicas para viajar em segurança

Um dos principais fatores para viajar em segurança é a responsabilidade do condutor. A estrada é um local perigoso para aqueles que não estão atentos e dispostos a aceitar que é necessário fazer um esforço extra para que uma viagem seja um trajeto realmente seguro.

Leia também: Dicas para viajar de carro pela primeira vez

O próprio caminho que um motorista percorre costuma ser cheio de avisos e ordens de segurança, mas nem sempre damos a importância necessária para estas ordens, o que pode ser potencialmente fatal.

Veja as dicas para certificar-se de que você irá viajar em segurança:

Faça a revisão mecânica

servicos-de-mecanica

Não é raro ouvirmos que “as revisões dos carros são um roubo das concessionárias”. Embora seja um serviço comercial, de fato, é um procedimento fundamental para um veículo viajar em segurança.

A revisão não é necessária apenas na estrada. É essencial até mesmo para quem anda apenas na cidade e – embora seja um investimento que não costuma ser muito barato – previne que você tenha gastos exorbitantes com manutenção futura.

Se você se recusa a levar o veículo na concessionária da montadora, pode deixar a tarefa da revisão para um mecânico de confiança. O importante é que a revisão esteja em dia na hora da viagem.

Calibre os pneus

pneus

Os cuidados com os pneus não costumam ser complexos ou trabalhosos, exigem apenas um pouco de atenção dos donos de um veículo. Calibrar seus pneus antes de viajar é uma tarefa extremamente simples que faz toda a diferença em relação à segurança e à manutenção do veículo a longo prazo.

Saiba também: Tipos de pneu e como comprar

Para calibrar adequadamente, não é necessário nem mesmo entender muito de carros: o manual dos veículos já oferecem os níveis recomendados para cada situação, basta seguir suas instruções!

Hora marcada? Planeje antes

mao-com-relogio

Um dos maiores riscos que atuam contra quem deseja viajar em segurança é a pressa. Imagine a situação: você tem um compromisso em duas hora em uma cidade a 180 quilômetros de distância. Se você desconsiderar o tempo necessário para andar na cidade, estacionar e chegar ao lugar, seria necessário fazer uma média de 90 quilômetros por hora na estrada.

Considerando que quase todas as estradas possuem um tráfego significativo, essa média é bastante alta e exige uma série de ultrapassagens forçadas e outras imprudências que colocam em risco a sua segurança.

Por outro lado, você poderia simplesmente organizar-se melhor e sair para a estrada com três ou quatro horas de antecedência e nem precisaria mais preocupar-se com a média de velocidade. A pressa só existe quando você falha em planejar com antecedência!

Nunca desobedeça a sinalização

placa-transito

Placas e marcações na estrada existem por um motivo: a estrada foi testada e estudada em relação aos seus riscos e condições e todas as sinalizações são um reflexo destes estudos tentando fazer você viajar em segurança.

É muito improvável que o seu julgamento seja mais preciso do que o da equipe que analisou determinado trecho e desobedecer as sinalizações é uma imprudência injustificável. Se um local não permite ultrapassagem, simplesmente obedeça.

Esta atitude simples torna seu trajeto muito menos complicado e propenso a acidentes.

Mantenha uma distância segura dos carros

carros-no-transito

Esta é uma dica clássica desde os tempo da autoescola, mas nunca deixa de ser importante. A maior parte dos acidentes que ocorrem nas estradas não são frontais, por uma ultrapassagem imprudente, mas do tipo “engavetamento” – quando um carro bate na traseira do outro.

Isso ocorre porque o espaço entre os carros não é suficiente para que o tempo e reação do motorista e o tempo de frenagem necessários ajam a tempo de impedir um acidente. Viajar em segurança é compreender as suas limitações e as limitações do veículo. Manter uma distância segura é uma forma inteligente de tornar suas decisões mais seguras.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos