Início » Todos os posts » Motos » Zvexx: Uma moto fantástica, por acaso elétrica

Zvexx: Uma moto fantástica, por acaso elétrica

Zvexx é, ao mesmo tempo, o exótico nome de uma jovem empresa suíça e o exótico nome do primeiro modelo desta jovem empresa. Mais especificamente, trata-se de um motocicleta totalmente elétrica. O objetivo, no entanto, não é fazer com que a eletricidade seja sua principal característica. A ideia é que o modelo seja marcado por seu visual inacreditável – e aparentemente teve sucesso no assunto.

Atualmente, são poucos os modelos que realmente apresentam algo de inovador no que diz respeito ao design. Falando de forma realista, há pouco o que se fazer além de detalhes de carenagem, aerodinâmica e os principais elementos de um motocicleta.

Em um mercado tão bem estabelecido, onde seus clássicos foram vanguarda há várias décadas. Por isso, quando algo tão original quanto o Zvexx aparece no mercado, chama tanto a atenção. Quando, ainda por cima, o modelo é elétrico, o resultado não pode ser outro senão a admiração.

Saiba tudo sobre a elétrica Zvexx, e o que ela traz de verdadeiramente inovador no mundo sobre as duas rodas:

Cumprindo sua missão

A Zvexx foi desenvolvida para cumprir uma única missão. Criada por um grupo de engenheiros suíços reunidos com lojas e oficinas especializadas da região, seu objetivo era demonstrar para o público que uma motocicleta elétrica pode ser tão poderosa e assustadora quanto qualquer outra cujo motor queime seu combustível.

 

A falta de barulho pode não produzir a mesma aura maldosa de uma clássica barulhenta. O fato é que o silêncio do motor da Zvexx não faz ela parecer nada amigável. Curiosamente, a moto parece inspirada em um avião supersônico.

Com fibra de carbono por sua superfície preta fosca e ângulos extremamente agressivos, não há nada que pareça ordinário no modelo.

Não apenas bela

Somado ao seu visual mal encarado, a enorme roda traseira passa uma mensagem muito clara: a beleza não acumula tudo o que há de interessante na Zvexx. Atenção especial também deve ser dada para sua potência.

O grupo de engenheiros não revela a quantidade de cavalos produzida pelo modelo, mas expõe orgulhosamente o seu torque: 124 kgfm. É o torque equivalente ao do motor de um monstruoso Dodge Ram 3500 – sem uma única gota de combustível.

É o suficiente para fazer de zero a cem em algo entre 3,3 e 4,5 segundos (sem confirmações exatas até o momento). O conjunto de baterias de 13kWh que alimenta o motor é suficiente para dar autonomia de cerca de 150 quilômetros, no total.

Nada de protótipos

 

A melhor parte a respeito do anúncio da Zvexx não está nos números ou nos projetos. Está no fato de que já é uma realidade. É possível, inclusive, que enquanto você lê este artigo realmente tenha alguém pilotando ela pelas estradas da Suíça. Obviamente, não se trata de uma produção comercial, mas de um modelo singular, desenvolvido para transportar um única mensagem.

Mas nada de comercialização ou preços

Passada a boa notícia, é hora do amargo: a Zvexx é um conceito, até o momento, único. Não há preços ou planos de produção anunciados até o momento. Nada indica que o grupo pretenda continuar produzindo mais unidades, e não há notícias a respeito da intenção de desenvolver algum outro modelo.

Quaisquer que sejam os planos do grupo responsável pela Zvexx, o mercado certamente anseia por conhecer o projeto.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos