Início » Carros » VW Taigun 2020: novos planos, novo nome

VW Taigun 2020: novos planos, novo nome

Falar sobre o VW Taigun 2020 pode parecer um tanto quanto precoce, mas a verdade é que a montadora alemã parece ter pressa em gerar expectativas para o SUV compacto desde já. Não é à toa: o modelo pode ser uma excelente opção para a Volkswagen no mercado nacional, especialmente se conseguir ajustar os preços à concorrência, além de desenvolver uma personalidade mais própria e dissociada do Up! no mercado local.

A verdade é que o VW Taigun 2020 não é exatamente um estranho para o mercado: seu conceito foi apresentado em São Paulo ainda em 2012, e desde então ficou em uma espécie de limbo entre polêmicas, novos conceitos e lançamentos.

VW Taigun 2020

Por algum tempo, falou-se até mesmo na desistência da marca em relação ao projeto. Supostamente, a VW estaria focando no T-Cross como entrada para a linha de SUVs. Derivado do Up!, no entanto, o VW Taigun 2020 parece ter voltado às graças da VW através de um ajuste no projeto que aproveita melhor uma mescla de peças e estruturas de Up! e Polo.

Com o novo anúncio, o interesse ressurgiu, e várias especulações voltaram a circular a respeito do modelo. Possivelmente, a atenção é até mesmo maior do que a de todos os anos anteriores. Saiba o que esperar do VW Taigun 2020 – desde o novo nome, até o novo plano.

Voltando dos mortos

Como já mencionado, o VW Taigun 2020 parece ter voltado dos mortos após a declarada desistência da VW em relação ao projeto. Engana-se, no entanto, quem pensa que o modelo volta à vida como uma espécie de zumbi aos retalhos. A viabilização do projeto parece ser fruto da adoção de certas facilidades do Polo, o que dá mais vigor ao carro.

Ainda um SUV compacto, sem dúvidas, o novo modelo até mesmo foi capaz de desacelerar as promessas a respeito do T-Cross por aqui. O SUV derivado do Polo deixou de ser uma opção tão confirmada assim, dando espaço para outros modelos terem mais espaço de mercado – entre eles, é claro, o recém fortalecido Taigun.

De Taigun para T-Track

VW Taigun 2020 traseira

Apesar de ainda ser chamado pelo nome antigo, a mídia alemã revelou recentemente que o VW Taigun 2020 não chegará ao mercado com esse nome. Em vez disso, é provável que a nova identidade adotada pelo modelo seja T-Track. Com visual mais próximo dos outros modelos utilitários da marca.

A nova identidade, é claro, vem a calhar com as novas inspirações. O nome Taigun parece estar muito fortemente associado à ideia de derivado do Up! no mercado, o que não é exatamente um aspecto positivo para o modelo ganhar força entre os SUVs compactos, mesmo que a estratégia seja a parcela de mercado logo abaixo da EcoSport.

Motorização praticamente definida

VW Taigun 2020 interior

O VW Taigun 2020 – ou T-Track 2020, segundo as especulações – chegaria ao mercado com o mesmo motor utilizado nas versões de entrada do novo Polo. Tratam-se dos competentes 1.0 MPI e TSI, que mescla bom desempenho com economia – algo importante para o reposicionamento de imagem da VW nos últimos anos.

No caso do MPI, o propulsor provavelmente seria combinado com um câmbio manual, enquanto o TSI equiparia as versões mais sofisticadas, combinado com uma caixa automática de seis velocidades, aos moldes do Polo atual.

Os preços e demais intenções para o VW Taigun 2020 ainda não foram revelados – por óbvio, ainda é cedo demais para se especular algo do tipo na variável economia brasileira. No passado, no entanto, falava-se em 16 mil Euros como o preço planejado para a versão anterior do projeto no mercado europeu. Isso o coloca diretamente abaixo da EcoSport – exigindo, é claro, preços compatíveis com tal proposta.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas