Início » Todos os posts » Aplicativos » Voom: aplicativo para solicitar helicópteros

Voom: aplicativo para solicitar helicópteros

Voom é um serviço bastante ousado, que atende a uma das demandas já conhecidas da maior cidade do Brasil: a oferta de serviços de transporte aéreo em helicópteros. Recebendo o título quase óbvio de “Uber aéreo”, o serviço é oferecido através de um aplicativo para dispositivos móveis, unindo helipontos e helicópteros de diferentes empresas de táxi aéreo.

A proposta a parte da ideia de que um aplicativo capaz de centralizar as demandas seja capaz de diminuir significativamente o custo deste tipo de transporte, na medida em que a procura por helicópteros aumentar.

Voom Aplicativo

O aplicativo Voom faz parte de um dos braços da gigante da aviação AirBus, que controla marcas de tecnologia da empresa. Isso certamente confere credibilidade ao projeto, além de garantir que a companhia consiga preços interessantes para seus usuários.

Saiba como funciona o Voom, quais são suas principais características, e quais são as expectativas de crescimento do serviço por aqui:

Estreia do serviço em território brasileiro

Quando falamos em uma iniciativa inovadora, é muito mais comum esperar que as estreias ocorram no Vale do Silício ou em outros berços de tecnologia. No caso da Voom, São Paulo foi o cenário ideal, pois se trata de uma das cidades com a maior demanda por serviços de helicóptero no mundo ocidental.

A demanda significativa resulta em uma boa disponibilidade de helicópteros para firmar parcerias, além da presença de uma quantidade significativa de helipontos em diferentes regiões. Assim, a cidade possibilidade que o aplicativo foque no oferecimento do serviço, sem a necessidade de grandes mudanças estruturais ou contratação de frota própria.

Como funciona o serviço?

O Voom funciona a partir de um aplicativo disponível para Android ou iOS, que possui uma usabilidade muito semelhante a qualquer outro app de transporte urbano: o usuário define a região de onde quer partir e onde quer chegar. Pode-se, também, agendar um voo para um momento específico.

Com o trajeto marcado e confirmado com um piloto, basta estar no heliponto cerca de 15 minutos antes do momento da partida. Cobranças e eventuais resoluções serão feitas diretamente pelo aplicativo, facilitando as transações para os usuários.

Promessa de preço acessível

Para a maior parte da população, passear com um helicóptero pode parecer algo fora da realidade. De fato, os passeios aéreos são significativamente mais custosos. A proposta do aplicativo, no entanto, é que as tarifas normais possam ser reduzidas em até 80%, o que pode tornar o custo de um trajeto de helicóptero muito semelhante ao custo de um serviço terrestre – especialmente quando dividido com mais passageiros.

A ideia é que a escalabilidade da demanda alimente uma competição por preços, além de permitir a diluição de alguns custos de manutenção no aumento de corridas. Desta forma, tanto os usuários atuais quanto os potenciais novos usuários ganham tempo sem gastar mais por isso.

Frota resulta da união de várias companhias conhecidas no mercado

Segundo a própria empresa, a frota disponibilizada no aplicativo é fruto da parceria com três das principais empresas de táxi aéreo na cidade de São Paulo. Isso garante que os pilotos sejam confiáveis e experientes, além da certeza de que os helicópteros estarão com a manutenção em dia.

Pilotos particulares que se interessarem pelo serviço ainda não podem fazer o cadastro diretamente no aplicativo, mas podem entrar em contato para saber como funciona o processo de cadastramento e prestação de serviço.

Ainda sem previsão para outras cidades

A recente estreia em São Paulo ainda possui um caráter de projeto piloto, e não há previsões sobre quando o serviço será levado a outras cidades. No Brasil, é provável que a expansão do serviço ainda demore, considerando que são poucas as cidades que possuem uma demanda significativa pelo transporte aéreo local.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas