Início » Carros » Voyage 2016: Conheça o modelo

Voyage 2016: Conheça o modelo

O Voyage 2016 não apresenta muitas mudanças além de uma reestilização leve, aos moldes do que acontece com seu hatch de base, o Gol. Na verdade, o sedã de entrada da VW parece estar no meio de um conflito existencial: enquanto ainda ocupa uma posição importante na categoria de sedãs de entrada, o Gol parece estar vivendo uma reformulação estratégica lenta e gradual.

O Voyage 2016 está em circulação desde março de 2015, então não é uma novidade para o mercado brasileiro. Na prática, novidades não marcam o lançamento do modelo, que tem sua maior mudança em alguns dispositivos eletrônicos do painel, como o sistema Eco Confort – uma preocupação regular da VW desde os escândalos de 2015.

São, no total, sete versões diferentes do veículo, que variam de motorização 1.0 à já conhecida 1.6 i-motion, além, obviamente, de diversas diferenças de acabamento e itens incluídos em cada uma delas.

Design e Desempenho

O desempenho do Voyage 2016 é praticamente igual ao de sua versão anterior. São as mesmas opções de motorização, caixas de transmissão e potência.

O sedã de entrada não é  um esportivo por natureza, mas é significativamente econômico e não tem um desempenho ruim. Seu currículo contido o torna uma ótima opção para utilização urbana.

Volkswagen Voyage 2016

Por ter sido lançado razoavelmente antes do que o Gol 2016, o Voyage assinado pelo mesmo ano não sofreu as mesma reformulações de design externo e interno do que o hatch. Enquanto o Gol sofreu uma sofistação e uma tentativa de aproximação visual bastante clara com o Golf, o Voyage 2016 não indica o mesmo esforço.

Pouca coisa mudou de fato em relação ao seu design anterior. Por dentro do carro, ele segue sendo marcado pela praticidade que sempre foi a proposta do Voyage. Simples, direto e com um acabamento absolutamente justo, considerando a categoria do carro – seu painel também não passou pelas reformulação ao estilo de sedãs maiores.

Preço

A faixa de preço do Voyage foi delicadamente ajustada para cima, mas nada que fuja dos padrões do modelo em relação aos anos anteriores.O modelo gira um pouco acima dos 40 mil reais em sua versão de entrada, e deve ultrapassar os 60 mil reais em suas versões mais completas.

Voyage e Gol: conflitos de interesse

Uma das principais questões levantadas pelas reformulações do Gol e do Voyage 2016 é o possível conflito de interesses entre os dois. A relação íntima entre os dois modelos torna suas mudanças quase que obrigatoriamente atreladas um ao outro.

O problema é que o Voyage, apesar das críticas a respeito de sua desatualização em relação ao mercado e aos gostos do consumidor, segue vendendo bem, de acordo com o previsto para o modelo.

Volkswagen Voyage 2016 interior

Já o Gol, ao perder a supremacia entre os carros mais vendidos do país, está visivelmente passando por algumas mudanças, e tudo indica que ele esteja se posicionando em uma categoria um pouco superior à atual. Na prática, a previsão é que suas versões tenham o mesmo preço – ou um preço até mesmo superior – do que as versões equivalentes do Voyage, que é o seu sedã.

A solução para o conflito ainda é nebulosa, e depende exclusivamente das ações da VW, que não possuem nenhuma previsão para acontecer.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas

Gostou desse carro? Dê sua nota!

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...
teste