Início » Carros » Volkswagen Up! 2016: Conheça o subcompacto

Volkswagen Up! 2016: Conheça o subcompacto

O lançamento do Volkswagen Up! revolucionou o mercado de subcompactos no Brasil. Embora não seja o primeiro do tipo, é o modelo que mais alia bom preço, design verdadeiramente subcompacto e tecnologia que pode superar as expectativas de quem adquire um carro deste tamanho.

O Volkswagen Up! nasceu com a difícil missão de reviver os números perdidos pela VW, ao ver o Gol perder o primeiro lugar na lista dos mais vendidos depois de muitos anos ininterruptos dominando a posição.

Embora ainda não tenha se estabelecido como uma parcela de mercado tão relevante, certamente cumpre uma tarefa difícil, ao ser comparado com o Gol: assim como o popular, já pode ser apontado como um carro econômico, confiável e pronto para desafios.

Pequeno e seguro

Um dos maiores pontos positivos para o VW Up! está em sua segurança – surpreendentemente bem avaliada para um carro do seu tamanho. O teste de colisões padrão no país é o Latin NCAP, que avalia a segurança dos veículos para seus passageiros durante uma colisão, e atribui uma pontuação que pode chegar até 5 pontos.

Volkswagen up 2016

O Up! conseguiu nota 5 em segurança para adultos, e nota 4 em segurança para crianças. É a melhor avaliação proporcional de todos os carros com produção brasileira. A marca não é apenas uma boa notícia para os proprietários do subcompacto, mas para a montadora alemã: boa parte da desconfiança do público estava ligada à questão de segurança e confiabilidade em um veículo tão pequeno.

Consumo extraordinário

Este subtítulo não é uma novidade. Surpreendente, seria um subcompacto do tamanho do Up! com um consumo de combustível exagerado. No entanto, quando a mídia especializada publica avaliações oficiais com números que chegam a 23 km/L com gasolina na estrada, não há dúvidas de que há algo de incomum neste veículo.

Não é a primeira vez que a VW possui um carro com bom desempenho na autonomia de combustível, e este critério é mais um acerto do Up! em relação ao público e às expectivas dele aos carros populares da montadora.

Performance

O motor 1.0 de três cilindros pode não empolgar no papel – não são poucos os casos de 3 cilindros que decepcionam enquanto rodam. No caso do Up!, no entanto, o motor não está entre seus maiores problemas.

Talvez em função do peso, a motorização reduzida é suficiente para oferecer um desempenho que pode superar as expectativas, até mesmo, de um 1.0 regular. No que diz respeito ao custo-benefício do modelo, o VW Up! é uma ótima opção no mercado, considerando-se o desempenho.

Design

O carro foi lançado com um design ousado. Com uma proposta de preço beirando os carros mais baratos do Brasil, o Up! apostou no contrário da maioria das tendências globais: ao invés de tentar estabelecer um visual robusto e surpreendente, o subcompacto aposta em ser simpático, jovem e simples.

Volkswagen Up 2016 interior

Com uma ótima estrutura – já provada pelos testes de segurança realizados com o modelo – seu visual dá um toque de personalidade único. Pode ser uma estratégia arriscada da VW, mas, se agradar uma boa parcela do público, tende a ser uma arma forte para o Up!.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas