Início » Carros » Volkswagen T-Roc 2017: Saiba tudo sobre o SUV

Volkswagen T-Roc 2017: Saiba tudo sobre o SUV

O Volkswagen T-Roc é uma das maiores apostas da VW para o mercado de SUVs no Brasil. Ele deve mesclar uma série de características interessantes, como preço competitivo, tamanho adequado e os traços do maior sucesso da marca, o Golf.

Maior do que o já anunciado T-Cross, o T-Roc é uma versão um pouco mais sofisticada de SUV compacto, que provavelmente também competirá com os líderes da categoria. Com valor inferior ao da Tiguan, a expectativa é de que seja uma opção interessante para quem busca um veículo mais exclusivo, mas sem perder um preço interessante.

Volkswagen T-Roc 2017

Saiba o que esperar do modelo, o que se especula e o que já foi confirmado sobre sua possível chegada ao mercado:

Gerando expectativas desde 2014

A primeira apresentação do conceito T-Roc foi feita em 2014, no Salão de Paris. À época, tratava-se de um exercício conceitual. A ideia conquistou alguns elogios, por ser a versão SUV do Golf, um modelo cuja popularidade nem precisa ser discutida.

Com a percepção da VW do grande potencial de um veículo deste porte no mercado brasileiro, começou-se a alimentar a ideia de que o T-Roc seria o modelo ideal para fazer parte da frota dos utilitários alemães no Brasil.

O segundo passo da escala de SUVs da VW

A expectativa é de que o T-Roc seja um intermediário na categoria dos SUVs de entrada da VW. Com as notícias de confirmação do T-Cross – menor SUV da montadora – a posição do T-Roc deve ser logo acima de ser irmão menor.

Isso o coloca entre ele e a Tiguan – modelo de categoria já superior. Não se sabe, com certeza, qual seria o posicionamento de preços destes dois veículos. Em função da proximidade, é possível que as versões mais completas e as mais simples dos dois modelos tenham seu preço correspondente, dependendo da estratégia adotada pela montadora.

Inspirado no Golf

Um dos grandes trunfos atribuídos ao T-Roc é seu visual. Ele consegue reunir, com a esportividade e o tamanho necessários, características agradáveis do Golf ao modelo SUV.

Volkswagen T-Roc 2017 - Traseira

Embora a inspiração no modelo mais vendido do mundo não seja garantia de sucesso, certamente empolga o público e a mídia especializada. Isso é especialmente verdade ao se considerar a forma como as atribuições foram herdadas do veículo original.

Seu perfil – ao menos no conceito apresentado – apresenta-se razoavelmente mais baixo. Isso mantém o visual esportivo do Golf, o que torna o T-Roc visualmente familiar, mas com uma boa dose de ineditismo.

T-Roc 2017: Projeto atrasado e diversas incertezas

As primeiras notícias a respeito da adoção do T-Roc na linha da VW Brasil surgiu meses após a apresentação do conceito. A intenção da montadora alemã de buscar seu espaço no mercado dos utilitários menores já era conhecida (assim como a de quase todas as montadoras de expressão).

A partir disso, diversos rumores começaram a surgir. Entre eles, até mesmo a confirmação da produção nacional e da exclusividade do modelo no mercado brasileiro. Cogitava-se que o modelo começaria a ser produzido ainda em 2016, e que suas vendas poderiam iniciar antes mesmo de 2017.

Na prática, pouco se falou sobre sua real implementação, a partir de 2016, e sua chegada ainda é incerta. O que se sabe, no entanto, é que toda a linha de SUVs da VW deve chegar até 2020, no país.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas