Início » Carros » Volkswagen ID Crozz 2017: novo conceito de crossover elétrico

Volkswagen ID Crozz 2017: novo conceito de crossover elétrico

O Volkswagen ID Crozz 2017 é o terceiro conceito totalmente elétrico apresentado pela montadora alemã na linha ID – uma espécie de linhagem futurista com suposta intenção de aplicação mercadológica prática.

A apresentação do conceito ocorreu no Salão de Xangai, onde chamou a atenção por seu visual fluido e belo, bem como por suas características anunciadas adequadas para o mercado comum e, sobretudo, pela intenção da marca de colocar o modelo em produção já em 2020.

Se a produção do Volkswagen ID Crozz 2017 será realidade ou não, bem como o nível das mudanças da transição do conceito para o modelo de mercado,  ainda é uma mistério. O que se sabe, no entanto, é que o veículo é verdadeiramente impressionante, e pode colocar a VW na frente da “corrida dos elétricos”, adquirindo uma posição cada vez mais sólida na questão, desde a mudança de posicionamento em função do escândalo das emissões adulteradas de poluentes.

Saiba o que foi anunciado sobre o Volkswagen ID Crozz 2017, e o que há de interessante neste conceito:

Design fluido chama a atenção

É difícil determinar a verdadeira aplicabilidade do design do conceito do Volkswagen ID Crozz 2017. O visual para um crossover elétrico na linha ID, neste caso, segue os traços dos outros dois modelos já apresentados com a título. As mudanças estão nas dimensões do modelo, que obrigatoriamente geram um visual surpreendentemente esportivo para o carro.

A dianteira utiliza-se dos faróis ainda confusos da linha ID, que parecem fazer parte da carroceria, e não foram totalmente explicados. As rodas e parte dos recortes também receberão modificações, se a marca realmente corresponder à expectativa de produção até 2020.

O interior não foi divulgado, mas a VW declarou a intenção de ser semelhante ao padrão do Tiguan – o que provavelmente indica uma forte inspiração na Audi.

Motorização dupla

Volkswagen ID Crozz 2017

Um dos aspectos interessantes já divulgados sobre o Volkswagen ID Crozz 2017 é o que há sob o capô. Na verdade, “sob o capô” não é exatamente o termo correto: serão dois motores elétricos localizados em partes distintas do modelo.

Um motor maior será colocado na traseira do veículo, gerando 203 cavalos, segundo a montadora. Na dianteira, um elétrico complementar será capaz de entregar até 102 cavalos de potência. Isso seria suficiente para levar o veículo a cerca de 190 km/h, o que é bem interessante para um crossover – especialmente sendo elétrico.

Bateria e carregamento também foram revelados

Volkswagen ID Crozz 2017 interior

Para que o plano seja colocado em prática, o Volkswagen ID Crozz 2017 conta com uma bateria de 81 kW. Como de costume em elétricos, ela é instalada sob o assoalho, para garantir que não gere desequilíbrios em relação ao centro de gravidade do modelo.

O carregador do modelo deve ser de 150 kW, segundo o anúncio. Isso permitiria um sistema de carga rápida de 80% em apenas meia hora na tomada. Com uma carga completa, a bateria deve ser suficiente para uma autonomia de cerca de 500 km, o que é verdadeiramente impressionante para um modelo com essa potência e dimensões de crossovers.

Tecnologia e autonomia também são pontos fortes

Volkswagen ID Crozz 2017 traseira

Outros aspectos interessantes do crossover dizem respeito às tecnologias embutidas. Embora autonomia não seja exatamente uma novidade no mercado, o prometido no Volkswagen ID Crozz 2017 seria surpreendente, se colocado em prática em 2020.

Trata-se de um modo verdadeiramente autônomo, que é ativado pelo motorista no próprio volante. Quando ativado, scanners analisam obstáculos e o caminho, tanto através de laser, quanto de sensores de ultrassom e visuais. Com os equipamentos, o veículo assume a direção, levando os passageiros ao local desejado de maneira autônoma.

Não se sabe qual o nível de desenvolvimento desta tecnologia, e a meta para 2020 talvez seja excessivamente ousada. Não há dúvidas, no entanto, de que sua proposta empolga todos aqueles interessados no desenvolvimento de uma autonomia real para os veículos.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas