Início » Carros » Volkswagen Fox 2018: o que esperar do modelo?

Volkswagen Fox 2018: o que esperar do modelo?

Recebendo muito menos atenção do que o Gol previsto para o mesmo ano, o Fox 2018 acaba um pouco abandonado pela imprensa em geral. Isso ocorre em função da mudança na grande estrela entre os hatches da VW: a transição do Gol para a versão brasileira do que hoje é o Polo europeu.

Isso não quer dizer, é claro, que o Fox 2018 não receba mudanças. Pelo contrário, o reposicionamento de seu irmão menor deve gerar influências significativas no espaço do Fox na linha VW. O que ainda não se sabe, no entanto, é o teor dessas mudanças.

Há quem fale em nova geração com mudança de porte, enquanto outros apostam em reestilização profunda, mas com toques mais conservadores.

Saiba o que realmente esperar do Fox 2018, e quais as expectativas para a misteriosa chegada do modelo por aqui:

Mudanças na linha

As mudanças necessárias para o Fox 2018 dizem mais respeito à linha VW como um todo, do que especificamente ao hatch elevado. Isso porque a chegada do Up! e a utilização da plataforma MQB deram um upgrade na posição do Gol.

A partir do final de 2017, o modelo será a incorporação brasileira do Polo Europeu. Essa elevação do Gol reflete, é claro, em seu preço. O problema é que a mudança ocuparia praticamente a mesma faixa de preço do Fox – e não há dúvidas sobre quem leva a preferência nessa briga.

Este tipo de mudança obriga o Fox 2018 a subir de nível, provavelmente ganhando maiores dimensões e aproximando-se um pouco mais do início da linha maior da VW.

Nova geração reserva mudanças ainda não reveladas

O aumento das dimensões é praticamente garantido para o Fox 2018, que deve chegar mais perto do Golf. Tirando isso, no entanto, é difícil definir quais serão as outras mudanças estratégicas para o modelo.

Volkswagen Fox 2018

Não é possível tratar com certeza, por exemplo, qual será a próxima plataforma, ou os itens internos. Especula-se um pouco sobre a motorização, mas mesmo ela é um mistério, considerando que não é elemento principal na proposta do Fox.

Motorizações já especuladas

É possível que as mudanças do Fox 2018 não afetem tanto sua motorização. Não seria uma grande surpresa, por exemplo, que sua linha variasse desde um três cilindros 1.0, até um 1.6 MSI ou, quem sabe, TSI.

Na verdade, este tipo de amplitude já é esperada para o Gol, o que provavelmente coloca as opções do Fox em patamar semelhante, excluindo-se, no máximo, as opções um pouco menos avançadas. As opções de transmissão, no entanto, não são tão claras – provavelmente a aposta mais segura seja entre um manual de seis velocidades e o I-Motion, mas são apenas especulações.

O Fox sobrevive na linha VW?

É difícil definir a sobrevivência de um carro cujas características nem mesmo foram anunciadas, até o momento. O que é certo, é que na briga entre Gol e Fox – se só um deles puder sair vencedor – vence a estrela da casa.

Com a necessidade de encarecer, o Fox 2018 precisará receber novidades praticamente tão interessantes quanto as do Gol. Isso poderia o colocar de volta em uma posição mais próxima ao protagonismo, ou simplesmente levá-lo ao esquecimento pelo exagero nos preços.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas